A edição de 2025 do Enem 2025 voltou a movimentar milhares de estudantes em todo o país, com aplicação das provas realizadas neste domingo (9) e no dia 16 de novembro.
No Pará — em especial nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba — as provas foram remarcadas para os dias 30 de novembro e 7 de dezembro. A mudança foi necessária devido à realização da COP30 (30ª Conferência das Partes sobre a Mudança do Clima), que será realizada na capital paraense no mesmo período originalmente previsto para o exame.
Prova do Enem: panorama do primeiro dia
No primeiro dia prova, com aplicação de 5h30 de duração, são 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias; e a redação (texto dissertativo-argumentativo). Os portões foram fechados pontualmente às 13h, provocando correria de estudantes e candidatos. As provas iniciaram às 13h30, com término previsto para às 19h.
Vale ressaltar que o participante só pode deixar o local de provas a partir das 15h30, cumprindo o tempo mínimo de permanência no exame que é de duas horas. Já o caderno de questões só pode ser levado quando estiver faltando apenas 30 minutos para o término do exame. Quem sair antes das 15h30 será automaticamente eliminado da prova.
Quer mais notícias sobre o Enem 2025? Acesse o canal do DOL no WhatsApp
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), usou seu perfil no X para deixar uma mensagem para os estudantes e candidatos do Enem 2025.
Hoje é dia de ENEM! Quero desejar boa sorte pra cada um e cada uma que vai fazer a prova. 🍀
— Lula (@LulaOficial) November 9, 2025
Não esqueça de levar o cartão de confirmação, documento com foto, caneta preta de corpo transparente e sair de casa com antecedência, pra não correr o risco de perder a hora. Se alimente… pic.twitter.com/4dJJmDHRwe
Enem 2025 e COP30
Para alguns estudantes paraenses, o adiamento nas provas do Enem 2025 traz tanto vantagens quanto desafios. Se por um lado há mais tempo para preparação, o que pode ajudar quem sente que não está totalmente pronto, por outro, o novo calendário altera prazos internos de escolas e cursinhos, além de introduzir uma incógnita sobre como será a logística no segundo dia da prova, considerando o volume de atividades e mobilização em torno da COP30 em Belém.
No contexto mais amplo, a coincidência entre o Enem 2025 e a COP30 em Belém evidencia o entrelaçamento entre educação e agenda socioambiental no Pará. A presença de uma conferência global no Brasil traz grandes movimentações de pessoas, recursos, infraestrutura e mídia — cenário que, por sua vez, impacta o cotidiano estudantil.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar