Os preparativos para a programação que abrirá às 14h estão em ritmo final para o Festival Açaí Pará, no Hangar - Centro de Convenções, em Belém, nesta terça-feira (14). Os estandes da exposição dos diversos produtos feitos à base de açaí estão passando pelos últimos ajustes. No total, haverá 104 pontos de exposição com representantes das diferentes Regiões de Integração do Pará.
O coordenador de boas práticas de açaí, da Diretoria de Feiras e Mercados da Sedap, Marivaldo Ferreira, que acompanha os trabalhos no Hangar, informou que o público terá à disposição uma ampla programação que marcará a hegemonia do Pará na produção de açaí.
Ele explicou que serão realizadas capacitações para os batedores inscritos. As orientações serão repassadas pelas Vigilâncias Sanitárias das Secretarias de Estado de Saúde (Sespa) e do Município de Belém (Sesma). Durante o curso, segundo o coordenador, serão repassadas orientações a respeito das boas práticas na manipulação do açaí. O público poderá participar, ainda, do espaço "Cozinha Show", onde serão repassadas receitas que utilizam o açaí como carro chefe.
Conteúdos relacionados:
- Sefa apreende 30 toneladas de açaí em São Francisco do Pará
- Pará aprova comercialização do grão de açaí torrado e moído
- Preço do açaí continua caro, mostra pesquisa do Dieese
A abertura oficial do "Açaí Pará" será às 18h com a presença de autoridades e convidados. O público também poderá acompanhar a solenidade que será realizada no palco instalado no Hangar. A programação desta terça-feira será encerrada com a apresentação dos "Vingadores do Brega", a partir das 20h.
O festival continua no Hangar na quarta-feira (15) com a participação de palestrantes da Embrapa Amazônia Oriental, da Sedap, da Universidade Federal do Pará (UFpa), da Fábrica Esperança e da empresa Solar Energy, que irá tirar as dúvidas do público sobre o uso desse tipo de energia.
Quer ler mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
O público poderá conhecer o teleférico rural, que é a tecnologia utilizada na Colômbia por meio da cabo aéreo para colheita e transporte de frutos. Empresários locais e a Sedap avaliam a utilização da tecnologia para a coleta do açaí em locais de mata fechada e de difícil acesso.
Nos dois dias de programação no Hangar haverá degustação do principal produto do festival. O cantor Pinduca fará uma apresentação de encerramento da programação no Hangar. No dia 16, quinta-feira (16), o Festival Internacional Açaí Pará será encerrado no Porto do Açaí, no bairro do Jurunas, com a apresentação da aparelhagem Extremo Norte Som e Dj Dinho.
Parceria - O evento será realizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), com apoio do Instituto Ver-o-Peso e Instituto Açaí é Nosso (IAN), além da participação de diferentes órgãos públicos, como a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Secretaria de Estado de Justiça (Seju), Secretaria de Estado das Mulheres (Semu), Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), Organização Social Fábrica Esperança, Banco do Estado do Pará (Banpará) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Embrapa Amazônia Oriental.
Serviço: A programação completa pode ser acessada na página www.sedap.pa.gov.br.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar