“A Praça Waldemar é do povo, assim como o céu é do avião”. O trocadilho com a música de Caetano Veloso virou marchinha para mais um Carnaval com Jambu, que aconteceu na tarde ontem (18), na Praça Waldemar Henrique.

O local vai receber o bloco nos próximos domingos. Antes a festa era realizada na Praça do Relógio. A novidade agradou foliões que, no principio, estavam tímidos, mas depois caíram na diversão. 

Segundo o presidente da Associação de Foliões da Cidade Velha, Alan Navegantes, a proposta do bloco é resgatar o carnaval da Belle Époque numa batalha de confetes. "O Jambu há 21 anos vem montando palco fixo, para crianças e idosos, e, por isso fazendo a batalha de confetes, assim como acontecia na Belle Époque. Nosso carnaval já foi considerado o terceiro melhor do país e hoje estamos resgatando para divulgar dentro e fora do Estado”, explicou. 

Aproveitando que o bloco foi remanejado para a Praça Waldemar, organizadores do bloco reuniram com moradores de rua do entorno para promover uma conscientização de preservação do local.

O resultado foi que os próprios moradores lavaram a praça e a famosa concha acústica, espaços abandonados pelo poder público. Mesmo assim, Navegantes contam que o entulho varrido não foi removido. 

“A revitalização da praça é a recuperação do espaço abandonado. Fizemos uma reunião, no sábado, com moradores de rua e lavamos a concha com sabão e desinfetante; Eles limparam e deixaram um montinho de entulho, mas a prefeitura não veio recolher”, afirmou. 

A foliã Rafaela Costa aproveitou o dia para levar as duas filhas pequenas para brincarem o carnaval. Para ela, uma boa oportunidade de aproveitar o dia ao lado da família.

“Estou gostando, é importante que os blocos se aproveitem de outros espaços históricos da nossa cidade, são muito bonitos”, disse.Já para o comerciante Maruan Ksalman, o importante para curtir a folia, era a segurança.

“É uma oportunidade para o público aproveitar o Carnaval aqui, mas o fundamental é ter segurança e assim a gente poder se divertir sem preocupação”, contou. 

A festa ainda teve a segunda eliminatória do concurso que vai eleger o Rei Momo do Jambu. Os concorrentes passaram por provas como chupar o maior número de picolés de frutas regionais. Teve ainda premiação para fantasia mais original, concurso do cão melhor fantasiado, entre outros.

A reportagem tentou entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), para saber sobre o recolhimento de entulho do local, mas não conseguiu contato.

(Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS