Na próxima quarta-feira (22) na Casa de Estudos Germânicos será lançado o livro "Relações entre Brasil e Alemanha na Época Contemporânea". A obra é a segunda da “série” 5 séculos de relações brasileiras e alemãs, lançado ano ano passado.

Os organizadores são Willi Bolle, professor titular da USP, e Eckhard E. Kupfer, o diretor do Instituto Martius-Staden em São Paulo.

No lançamento, Bolle fará uma introdução ao livro, acompanhado de cinco participantes de um projeto de teatro, professores e alunos de uma escola no bairro de Terra Firme. O evento terá início às 15h e a entrada é franca.

Willi Bolle e Belém

Com uma relação bastante próxima com a capital paraense, o pesquisador alemão fará uma apresentação geral do livro, falando também do seu texto “Na oficina da língua brasileira”, que trata das propostas de inovação do português por parte de João Guimarães Rosa.

Bolle também estudioso da obra do escritor paraense Dalcídio Jurandir, sendo que cinco dos dez romances desse autor têm como cenário os bairros da periferia de Belém e como personagens, os seus habitantes. Em 2009, ele criou, juntamente com um grupo de professores e alunos do bairro de Terra Firme uma oficina teatral.

Durante os anos que se passaram desde então, o grupo elaborou adaptações cênicas desses cinco romances: Passagens dos Inocentes, Primeira Manhã, Ponte do Galo, Os habitantes e Chão dos Lobos, realizando apresentações teatrais na Escola Dr. Celso Malcher (Terra Firme) e na Universidade da Amazônia (Unama) e na Universodade Federal do Pará (Ufpa).

Serviço

Lançamento do livro "Relações entre Brasil e Alemanha na Época Contemporânea". 

Quando? Quarta-feira (22), 15h

Onde? Casa de Estudos Germânicos, Universidade Federal do Pará (Ufpa) campus Guamá

Veja como chegar:

Arte: UFPA

(DOL, com informações da Casa de Estudos Germânicos)

MAIS ACESSADAS