Da costura especial ao tempero secreto de certas famílias. No “Mercado Autoral” - feira que reúne marcas de empreendedores locais e que apostam na própria essência - aquele toque de personalidade e originalidade nas produções é o grande diferencial. O evento, que teve a sua primeira edição realizada em janeiro, volta a abrir ao público hoje, das 10h às 22h, no restaurante Casa Mia, em Belém, com mais de 35 expositores da cadeia da economia criativa na capital paraense. A entrada é gratuita. 

O organizador do evento, Davi Azevedo, acredita que é necessário estimular os produtores locais que possuem marcas próprias para que possam mostrar seu trabalho. Ele próprio possui uma marca de acessórios, a LoBoho, e acabava não encontrando tanto espaço para expor. 

“Vi que poderíamos agregar marcas de moda, artesanato e gastronomia num só lugar. Não é tão simples a iniciativa, mas tivemos um bom público na primeira edição e desta vez teremos novos expositores. A procura já é tanta que a terceira edição está programada e deve acontecer durante dois dias”, comemora. 

Ele explica ainda que empreender é uma oportunidade de criar negócios em momentos de crise e que muitos expositores decidiram investir em sua própria marca após precisar aumentar a renda ou reorientar os rumos profissionais do empreendedor.

“A Retrô Chic, por exemplo, é uma marca que surgiu assim e hoje tem peças de vestuário que têm o conceito vintage”, comenta Davi. 

A expectativa dele e dos expositores do “Mercado Autoral” é que as marcas possam se firmar no cenário do comércio de Belém e sejam autossustentáveis. Mesmo com a primeira edição revelando alguns desafios e sem a total certeza de que tudo daria certo, o organizador decidiu apostar. E agora colhe os resultados.

“A gente espera que o mercado possa crescer mais e possamos abarcar mais marcas, já que existem muitas em Belém, que precisam ser conhecidas e não têm ainda o holofote que precisam ter”, frisa.

Mercado Autoral

Quando: Hoje, das 10h às 22h
Onde: Restaurante Casa Mia (Trav. Quintino Bocaiúva, 1696, Nazaré)
Quanto: Entrada gratuita
Informações: (91) 98264-4036

(Dominik Giusti/Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS