A comemoração pelos dois anos de criação do Foto Clube Grão Pará será com a 3ª edição do “Photochat”, um bate-papo com o fotógrafo Guy Veloso como convidado. “Vou falar um pouco da minha carreira, privilegiando trabalhos mais novos. Principalmente do ‘Transe’, que reúne esse material sobre os terreiros afrodescendentes que venho fotografando há sete anos”, destaca o fotógrafo. Como jurado, Guy também faz a premiação de jovens talentos que produziram imagens a partir de uma saída fotográfica pelo Cemitério da Soledade. O evento ocorre na galeria Belém Photos, às 19h, e é aberto ao público.

Guy Veloso tem um trabalho de 30 anos em torno de manifestações religiosas, com especial destaque aos penitentes que cometem autoflagelo, um dos destaques da 29ª Bienal de Arte de São Paulo. “Durante esse encontro no Belém Photos vou mostrar imagens novas desse trabalho”, diz o artista, que também acaba de ser publicado na Coleção Ipsis de Fotografia Brasileira. Como jurado do concurso de fotografia, ele conta que pediu aos organizadores que ao invés de premiar uma foto única, cada concorrente fizesse um pequeno ensaio.

“Pedi que eles apresentassem três fotos falando do mesmo assunto, como forma de preparar jovens fotógrafos para desenvolver uma linguagem”, explica. 

O Foto Clube Grão Pará, uma organização jurídica sem fins lucrativos, reúne em seu corpo de associados fotógrafos profissionais e amadores da capital e do interior do Pará. Filiado à Confoto, ele pretende ser um espaço para o fotógrafo reunir, trocar ideias, se aprimorar e divulgar seus trabalhos através de diferentes atividades.

(Lais Azevedo/Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS