Pará

Quais são os melhores vinhos para harmonizar com seu almoço de Páscoa?

sexta-feira, 19/04/2019, 09:25 - Atualizado em 19/04/2019, 13:10 - Autor:


Já sabe o que vai servir aos familiares e amigos no tradicional almoço de Páscoa? Uma taça de vinho cai muito bem em comemorações especiais, principalmente quando aliada a petiscos saborosos ou pratos principais tradicionais, como bolinho de bacalhau, peixes ou camarão. As opções são várias para agradar ao paladar de todos os seus convidados.


"Tenho certeza que você já ouviu falar que vinho tinto combina com carne vermelha e vinho branco com carnes brancas, como peixe e aves, certo? Essa máxima de combinação ainda existe, mas hoje em dia ela vem sendo menos utilizada. Na verdade o paladar nosso é diferente um do outro, comprovado cientificamente. Ou seja, não é sempre que o vinho tinto vai agradar o teu paladar com a carne vermelha ou que o vinho branco vai agradar o teu paladar com uma carne branca, isso é muito subjetivo, varia muito. O que as grandes escolas de vinho ensinam hoje é que o vinho é seu. Você vai tomá-lo da forma que achar melhor, da forma que harmonizar melhor no seu paladar", explica o personal chef, Igor Lima Pires WSET 2 (Wine & Spirits Education Trust), especialista em vinhos e outras bebidas alcoólicas. 



Especialista explica os vinhos para agradar o paladar de todos. (Foto: Arquivo Pessoal)


Para peixes e frutos do mar


Segundo Igor, o que equivale na harmonização ideal para peixes e frutos do mar é a forma como o prato será preparado. "Se será com molho ou com outras especiarias. Eu diria que para a Região do Norte e Nordeste, como se usa muito a pimenta do reino, dendê e leite de coco, a melhor opção seria um espumante brut, com um teor alcoólico e acidez maior que limpe o paladar a cada gole do espumante", explica. 


Para peixes com molho, o especialista indica vinhos secos, com pouco teor alcoólico. “Pode ser um Chenin Blanc ou um Sauvignon Blanc, vinhos com teor alcoólico menor e secos, que também atiçam a salivação por conta da acidez”, explica.


Para sobremesas


Para quem quer terminar o almoço de Páscoa com estilo, que tal também harmonizar os doces com vinhos de sobremesa? Sobremesas doces pedem vinhos mais doces como acompanhamento, segundo o especialista. “A princípio o doce só combina com vinho doce, sempre”, recomenda.



Com uma adega completa e diversificada, o Formosa é a melhor opção para quem deseja comprar vinhos. Imagem: divulgação


MELHOR ESCOLHA!


Qual dos melhores vinhos para o almoço de Páscoa você vai escolher? O Formosa tem uma das melhores adegas de Belém, com preços baixos e uma grande variedade de vinhos e outras bebidas. Nacionais, europeus, sulamericanos, espumantes, moscateis, tintos, brancos,


Você encontra Adega do Formosa nas unidades da Duque, Cidade Nova, Augusto Montenegro e Umarizal.


(DOL)

Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS