Com a proximidade do feriado de Carnaval, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) anunciou uma ofensiva de prevenção voltada especificamente para o aumento do fluxo de foliões no Pará. Na Região de Carajás, as ações serão intensificadas entre os dias 13 e 18 de fevereiro, focando no combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como HIV/Aids, sífilis e hepatites virais.
A iniciativa visa garantir que a diversão nos blocos e festas tradicionais do sudeste paraense não resulte em riscos à saúde. Para isso, equipes dos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs) e dos Serviços de Atendimento Especializado (SAEs) estarão mobilizadas em áreas estratégicas.
Veja também
- Águia domina, mas falhas individuais garantem vitória do São Raimundo por 3 a 2
- Foragido de alta periculosidade morre em confronto com a polícia
- Polícia Civil cumpre mandado de busca na casa de vereador em Goianésia do Pará
Prevenção Combinada: O foco em Carajás
A estratégia da Sespa para este Carnaval aposta na "prevenção combinada", oferecendo à população diversas frentes de proteção:
• Testagem Gratuita: Serão ofertados testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, com resultados sigilosos e imediatos.
• Kits de Prevenção: Distribuição gratuita de preservativos internos e externos, além de gel lubrificante.
• PrEP e PEP: Orientação sobre o uso da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e o acesso de emergência à Profilaxia Pós-Exposição (PEP), que deve ser iniciada em até 72 horas após uma situação de risco (como o rompimento da camisinha).
"A prevenção começa com a informação. Queremos que as pessoas aproveitem o Carnaval buscando a forma de prevenção que mais combina com o seu corpo", afirma Andrea Miranda, coordenadora estadual de IST/Aids.
Alerta para Vacinação e Doenças Respiratórias
Além da saúde sexual, as autoridades de saúde em Carajás alertam para a atualização da caderneta de vacinas. Devido às aglomerações e ao período de chuvas na região — que favorece a circulação de vírus respiratórios —, a Sespa recomenda que os foliões verifiquem se estão em dia com as vacinas de Influenza, Covid-19, Hepatite B e Tríplice Viral.
Rede de Cuidado Permanente
O secretário de Estado de Saúde Pública, Ualame Machado, reforça que, embora as ações sejam intensificadas na semana do Carnaval, o trabalho de assistência é contínuo. "Estamos garantindo testes, preservativos e tratamento em todas as regiões do Estado durante o ano inteiro", ressalta.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar