plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
SURDO

Contação de história aborda importância da Libras 

Programação é gratuita e contará com a presença de intérprete da Língua Brasileira de Sinais

Imagem ilustrativa da notícia Contação de história
aborda importância da Libras  camera | Divulgação

Já imaginou um dia mudar de país em busca de novas oportunidades? Se a sua resposta for sim, saiba que aprender o idioma falado no país é fundamental para se dar bem e garantir as mudanças tão sonhadas. Caso contrário, algumas metas poderão ser adiadas ou, quem sabe, impossibilitadas.

Desconhecer a língua do lugar em que se mora é uma das principais dificuldades vividas por quem escolhe mudar de país. Para algumas pessoas, essa barreira de comunicação existe dentro do seu próprio país. É o caso dos surdos que se comunicam por meio da Libras – Língua Brasileira de Sinais.

O idioma é relativamente novo. Foi reconhecido no Brasil como meio legal de comunicação e expressão em 2002, por meio da lei federal número 10.436. Mas, até hoje, a Libras é desconhecida pela maioria da população ouvinte do país.

Há situações em que o próprio surdo não a utiliza. Um dos motivos é que alguns pais desconhecem a importância dela para o desenvolvimento das pessoas surdas. Mas quem a utiliza para se comunicar ganha novas oportunidades na sociedade.

Este é o caso de Isabela, a personagem da história virtual que será contada nesta terça-feira (27), na programação da Casa da Cultura de Canaã dos Carajás.

Escrita por Blandina Franco e José Carlos Lollo, “Isabela, a menina das bochechas rosinhas” narra a vida de uma garota que nasceu surda e tinha dificuldade de se comunicar, até que aprendeu a Libras e, assim, pôde estudar, se desenvolver e ser feliz.

A programação é gratuita e contará com a presença da intérprete da Língua Brasileira de Sinais, Luana Dias. Qualquer pessoa com acesso à internet pode participar da contação. Basta enviar mensagem ou ligar para um desses números: (94) 99160-8186 e (94) 99220-3451.

Contação_Isabela, A Menina das Bochechas Rosinhas - Camila Cardoso Fernandes_Arquivo Pessoal.jpeg

Serviço

O quê? Contação de história on-line e gratuita.

Quem pode participar? Qualquer pessoa com acesso à internet.

Quando? 27 de julho, às 20h, pelo WhatsApp.

Como se inscrever? Enviando mensagem ou ligando para um desses números: (94) 99160-8186 e (94) 99220-3451.

Casa da Cultura

A Casa da Cultura de Canaã dos Carajás é um espaço artístico e cultural aberto à comunidade que oferece, gratuitamente, atividades e eventos à população da região, beneficiando pessoas de todas as idades, classes sociais e origens diversas, especialmente crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Seu compromisso é incentivar, através da arte e da cultura, o conhecimento da população sobre as características da região por meio de iniciativas que utilizem conteúdos relacionados à identidade cultural do território, aperfeiçoando e capacitando profissionais que atuam em áreas compatíveis com o objetivo da instituição, mediante a oferta de oficinas, palestras, workshops e eventos diversos.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Canaã dos Carajás

Leia mais notícias de Canaã dos Carajás. Clique aqui!

Últimas Notícias