plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ANIVERSÁRIO

Canaã comemora 27 anos com governador e show de Xand Avião

Estado celebra 27 anos de Canaã dos Carajás garantindo obras de infraestrutura de transporte

Imagem ilustrativa da notícia Canaã comemora 27 anos com governador e show de Xand Avião camera A prefeita Josemira Gadelha e o governador Hélder Barbalho assinaram, no palco do evento, o protocolo de intenções para obras estruturantes, como o aeroporto comercial de Canaã | Reprodução PMCC

O governador Helder Barbalho participou das celebrações pelos 27 anos de emancipação do município de Canaã dos Carajás, no sudeste paraense, nesta segunda-feira (4). No Centro de Eventos da sede municipal, o chefe do Executivo estadual assinou protocolo de intenções e destacou as ações que o Estado vem realizando em Canaã, com reflexos no desenvolvimento da região, como as Usinas da Paz e a Rodovia Transcarajás.

À noite, durante as celebrações pelo aniversário, governo do Estado e as prefeituras de Canaã e Parauapebas, assinaram protocolo de intenções para construção do aeroporto de Canaã, execução da terceira etapa da Transcarajás e da pavimentação da Transcanadá, e duplicação da PA-160, entre Canaã e Parauapebas.

“Nós estamos aqui inovando em uma grande parceria entre governo do Estado e prefeituras de Canaã e Parauapebas pra fazer um grande plano de desenvolvimento para a região. Municípios que têm a mineração como principal base econômica se juntam para esse grande plano, para garantir que as estradas PA-160, Transcarajás e Transcanadá tragam esse grande desenvolvimento para Carajás”, frisou Helder Barbalho.

Ainda no final da tarde, o governador participou da entrega da rodovia VS 52, na zona rural de Canaã dos Carajás, ao lado da prefeita do município, Josemira Gadelha, e demais autoridades locais. A entrega da obra municipal fez parte da programação comemorativa.

TRANSPORTE E CIDADANIA

No município está sendo construída a Usina da Paz (UsiPaz), uma obra do Estado com a mineradora Vale, viabilizada por meio de um termo de cooperação. O Estado não recebe nenhum recurso financeiro da empresa. A Usina será entregue ao governo pronta e equipada.

Além da UsiPaz, o governo iniciou em agosto as obras de pavimentação da PA-160, a Transcarajás. O trecho inicial da obra compreende quase 27 quilômetros, iniciando no município de Canaã dos Carajás até o entroncamento com a BR-155 (Posto 70).

A celebração foi encerrada com o show do cantor Xand Avião, para um público que lotou o novo espaço de eventos, no Bairro Ouro Preto
📷 A celebração foi encerrada com o show do cantor Xand Avião, para um público que lotou o novo espaço de eventos, no Bairro Ouro Preto |Reprodução PMCC

“É uma parceria muito importante. O governador do Estado vindo aqui participar das celebrações do aniversário da cidade, assinando protocolo de intenções para construção do nosso aeroporto, Transcarajás, Transcanadá e também a duplicação da PA-160, tudo isso para trazer o desenvolvimento para nossa região”, disse a prefeita Josemira Gadelha.

O município de Canaã dos Carajás surgiu a partir da criação de um assentamento agrícola no Sudeste do Pará, em 1982. Mas foi em outubro de 1994 que o Centro de Desenvolvimento Regional (Cedere) foi desmembrado do município de Parauapebas e ganhou autonomia político-administrativa, se tornando o município de Canaã dos Carajás.

A celebração foi encerrada com o show do cantor Xand Avião, para um público que lotou o novo espaço de eventos, no Bairro Ouro Preto. Apenas pessoas com comprovante de vacinação puderam adentrar o espaço.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Canaã dos Carajás

Leia mais notícias de Canaã dos Carajás. Clique aqui!

Últimas Notícias