plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ZONA RURAL

Governador visita distrito de Cruzeiro do Sul neste sábado

Governador Helder Barbalho vai participar da "12ª Cavalgada Quatro Bocas" com integrantes da Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará, Famep.

Imagem ilustrativa da notícia Governador visita distrito de Cruzeiro do Sul neste sábado camera 12ª Cavalgada Quatro Bocas acontece neste sábado (20) na zona rural de Itupiranga | Reprodução

O Agronegócio é atualmente o maior promotor da economia brasileira e a região de Carajás tem contribuído e muito com esse fator. Em 2020, a alta do preço do boi gordo e o crescimento nas exportações de carne contribuíram para que o rebanho bovino crescesse 1,5% ante 2019, chegando a 218.150.298 cabeças de gado. Foi o maior número de bovinos desde 2016 (218.190.768 cabeças).

O maior rebanho bovino do país continua em São Félix do Xingú (PA): 2,4 milhões de cabeças e alta de 5,4%, no ano. Corumbá (MS) veio a seguir, com 1,8 milhão. Com alta de 11,8% em seu rebanho (1,3 milhão de bovinos), Marabá (PA) subiu da quinta para a terceira colocação.

Com relação ao ranking local de produção bovina, os dados mostram que São Félix do Xingu continua sendo o maior produtor do rebanho bovino. Segundo o levantamento, 10,73% da produção paraense são oriundas do município (2.241.537 cabeças). O segundo maior produtor paraense é Marabá (5,44%), seguido de Novo Repartimento (4,24%). Os dados são do Núcleo de Planejamento e o setor de Estatísticas da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap).

Com relação ao ranking local de produção bovina, os dados mostram que São Félix do Xingu continua sendo o maior produtor do rebanho bovino do Brasil
📷 Com relação ao ranking local de produção bovina, os dados mostram que São Félix do Xingu continua sendo o maior produtor do rebanho bovino do Brasil |Michel Garcia

Comemorando essas conquistas a Associação Sul Paraense de Pecuaristas (Aspape) localizada no distrito de Cruzeiro do Sul, ou Quatro Bocas, na zona rural de Itupiranga no sudeste paraense, vai realizar neste sábado (20) a "12ª Cavalgada Quatro Bocas" com a presença do governador do estado, Helder Barbalho.

Veja também:

Itupiranga recebe Caravana de Cidadania e Direitos Humanos

Nova diretoria do Conselho da Mulher de Marabá toma posse

A informação foi confirmada por Juliano de Melo Gomes, presidente da Aspape. A chegada do governador em Quatro Bocas está prevista para acontecer às 16h. O governador estará acompanhado do presidente da Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará, Famep, Wagner Machado, do prefeito de Itupiranga, Benjamim Tasca.

É provável também a presença do prefeito de Parauapebas, Darci Lermem. "Estendemos os convites aos demais prefeitos da região, como o de Marabá Tião Miranda e de São Félix do Xingu, João Cleber, mas ainda não temos confirmação", declarou Juliano.

"Este ano não iremos fazer a tradicional festa devido a pandemia, faremos uma cavalgada a partir das 9h da manhã com almoço com costelão a partir do meio dia e à noite show com bandas locais", explicou.

Cartaz do evento que vai acontecer na região do Rio Preto
📷 Cartaz do evento que vai acontecer na região do Rio Preto |Divulgação

"A região do Rio Preto está muito feliz em poder receber a visita do governador Helder Barbalho. Somos uma região que possui muitas dificuldades, mas muito promissora com o agronegócio, além da união dos produtores locais", explicou.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Itupiranga

Leia mais notícias de Itupiranga. Clique aqui!

Últimas Notícias