plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
MINERAÇÃO

Primeira gusa a biomassa começa a ser implantada em Marabá

O projeto, chamado de Tecnored, contempla a implementação de um laboratório de desenvolvimento e processamento de biomassa, no Distrito Industrial de Marabá

Imagem ilustrativa da notícia Primeira gusa a biomassa começa a ser implantada em Marabá camera | Michel Garcia

Marabá recebeu nestas quarta e quinta-feira a iniciativa que deu os primeiros para a instalação de um projeto pioneiro de mineração, com baixa emissão de carbono: o Tecnored O projeto contempla a implementação de um laboratório de desenvolvimento e processamento de biomassa, no distrito industrial de Marabá, que vai permitir a produção de 500 mil toneladas de ferro gusa, com baixa emissão de carbono. A ideia começou a ser estruturada ainda em 1987 e, com a tecnologia de verticalização da produção mineral já consolidada, pode resultar na primeira planta comercial a ser construída no Pará.

O projeto irá ser instalado no antigo Ferro Gusa Carajás, que começou a ser desmobilizado para montagem da nova planta industrial que viabilizará a produção de ferro gusa utilizando a biomassa para aquecer as caldeiras.

Nesta quinta-feira pela manhã aconteceu uma visita técnica ao Distrito Industrial de Marabá com membros da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semas), Secretaria Regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará, Associação Comercial e Industrial de Marabá (Acim), empresários e vereadores. A comitiva conheceu as obras de instalação do projeto pioneiro de mineração, com baixa emissão de carbono.

O titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), José Fernando Gomes Júnior, falou sobre a importância dessa iniciativa. "Por determinação do governador Helder Barbalho nós viemos a Marabá e estamos aqui na planta do Tecnored fazendo esse acompanhamento, uma vistoria, uma reunião de trabalho coordenado pela Sedeme junto com a Secretaria Regional do Sul e Sudeste e a Semas para acompanhar essa obra", declarou.

"Nós temos reuniões quinzenais do grupo de trabalho coordenado pela secretária Maria Eugênia e por mim e estamos vindo hoje a Marabá para mostrar e acompanhar essa obra para que seja entregue no prazo conforme prometido para o governo do Estado do Pará", destacou o secretário José Fernando.

Ainda nesta quarta-feira (9) aconteceu uma sessão plenária na Câmara Municipal de Marabá para debater os avanços na cadeia produtiva do município, e com isso, gerar mais emprego e renda na região.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Marabá

Leia mais notícias de Marabá. Clique aqui!

Últimas Notícias