Marabá recebeu nestas quarta e quinta-feira a iniciativa que deu os primeiros para a instalação de um projeto pioneiro de mineração, com baixa emissão de carbono: o Tecnored O projeto contempla a implementação de um laboratório de desenvolvimento e processamento de biomassa, no distrito industrial de Marabá, que vai permitir a produção de 500 mil toneladas de ferro gusa, com baixa emissão de carbono. A ideia começou a ser estruturada ainda em 1987 e, com a tecnologia de verticalização da produção mineral já consolidada, pode resultar na primeira planta comercial a ser construída no Pará.
O projeto irá ser instalado no antigo Ferro Gusa Carajás, que começou a ser desmobilizado para montagem da nova planta industrial que viabilizará a produção de ferro gusa utilizando a biomassa para aquecer as caldeiras.
Nesta quinta-feira pela manhã aconteceu uma visita técnica ao Distrito Industrial de Marabá com membros da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semas), Secretaria Regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará, Associação Comercial e Industrial de Marabá (Acim), empresários e vereadores. A comitiva conheceu as obras de instalação do projeto pioneiro de mineração, com baixa emissão de carbono.
O titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), José Fernando Gomes Júnior, falou sobre a importância dessa iniciativa. "Por determinação do governador Helder Barbalho nós viemos a Marabá e estamos aqui na planta do Tecnored fazendo esse acompanhamento, uma vistoria, uma reunião de trabalho coordenado pela Sedeme junto com a Secretaria Regional do Sul e Sudeste e a Semas para acompanhar essa obra", declarou.
"Nós temos reuniões quinzenais do grupo de trabalho coordenado pela secretária Maria Eugênia e por mim e estamos vindo hoje a Marabá para mostrar e acompanhar essa obra para que seja entregue no prazo conforme prometido para o governo do Estado do Pará", destacou o secretário José Fernando.
Ainda nesta quarta-feira (9) aconteceu uma sessão plenária na Câmara Municipal de Marabá para debater os avanços na cadeia produtiva do município, e com isso, gerar mais emprego e renda na região.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar