A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), através da Unidade de Mercadorias em Trânsito de Carajás, em Marabá, no sudeste do Pará, intensificou as fiscalizações na região.
Nesta quinta-feira (16), um caminhão que transportava 31.5 toneladas de minério de ferro com nota fiscal irregular foi apreendido, no km-09 da Rodovia BR-230 (Transamazônica), em Marabá.
A carreta procedente de Senador José Porfírio, no oeste paraense, tinha como destino a cidade de Sete Lagoas, no estado de Minas Gerais. "Ao consultarmos a documentação fiscal verificamos a falta de idoneidade. A empresa emissora da nota fiscal é uma madeireira e não pode, de acordo com a legislação, comercializar minério. Além disso, não houve o recolhimento do imposto estadual referente à mercadoria”, informou o fiscal de receitas estaduais, Gustavo Bozola, coordenador da unidade fazendária de Carajás.
O produto apreendido também não tem certificado de origem ambiental. “O caso foi comunicado à Polícia Federal, com quem temos uma parceria de trabalho, e que vai receber o minério ainda hoje, e uma das providências será periciar o material e verificar se é mesmo minério de ferro ou outro produto. A empresa é reincidente, pois há 20 dias tentou burlar a fiscalização estadual, transportando minério de manganês, que também foi entregue à PF”, informou o fiscal de receitas.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar