plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
2ª DOSE

Mutirão de vacinação recomeça nesta segunda (8) em Marabá

Mesmo com várias campanhas tentando chamar atenção deste público, milhares pessoas estão com a 2ª dose atrasada no município

Imagem ilustrativa da notícia Mutirão de vacinação recomeça nesta segunda (8) em Marabá camera Mutirão acontece de segunda a sexta em dois pontos da cidade | Reprodução
Mutirão acontece de segunda a sexta em dois pontos da cidade
📷 Mutirão acontece de segunda a sexta em dois pontos da cidade |Reprodução

A baixa procura pela 2ª dose da vacina contra Covid-19 tem preocupado a Secretaria Municipal de Saúde de Marabá, sudeste paraense. Mesmo com várias campanhas tentando chamar atenção deste público, milhares de pessoas estão com a 2ª dose atrasada no município.

Estimativa da prefeitura era que cerca de 11 mil pessoas estariam com essa dose em atraso. Por conta da situação, a prefeitura fará a partir desta segunda-feira (8) a sexta (12), um novo mutirão de vacinação voltada para este público.

A vacinação vai acontecer em dois locais: no Partage Shopping, de 10 às 17 horas, e na Maçonaria do Novo Horizonte, de 8 às 17 horas. Também, especificamente, na sexta-feira (12), o mutirão acontecerá em todas as Unidades Básicas de Saúde da zona urbana, de 8h às 17h.

Vale ressaltar que está acontecendo antecipação do imunizante Pfizer e Astrazeneca para quem tenha completado 8 semanas da 1ª dose. A documentação necessária são CPF, RG, cartão SUS, cartão de vacina e declaração.

Segundo o coordenador de imunização da Divisão de Vigilância em Saúde, Fernando Gomes, apesar de Marabá ter um estoque de mais de 50 mil doses de vacina contra a covid-19, a procura do público está sendo baixa. “São milhares de pessoas que deveriam estar buscando tomar a outra dose”, reitera.

VEJA TAMBÉM:

De recepcionista a motoboy. Confira as vagas de emprego

Grupo fará Passeio Ciclístico em prol do Hospital do Amor
Mototaxista e passageiro morrem ao cair em vala no Pará

Outras doses

Apesar do mutirão ser voltado para pessoas com doses atrasadas ou no prazo, locais farão aplicação da 1ª dose para todos que tenham mais de 12 anos e 3ª dose para os profissionais de saúde e idosos, a partir dos 60 anos, com intervalo de seis meses completos que tomaram a 2ª dose.

Para esse público basta apresentar cartão SUS, CPF, carteira de vacinação e declaração. A outra categoria são os imunossuprimidos, desde que estejam com 28 dias completos da 2ª dose.

São considerados imunossuprimidos, pessoas com o sistema imune deficiente seja por um doença congênita ou outras condições, a exemplo de pacientes em tratamento oncológico, em hemodiálise, transplantados, com HIV/AIDS e ainda pacientes com imunodeficiência primária grave e pessoas que fazem uso dos seguintes medicamentos: Metotrexato, Leflunomida, Micofenolato de mofetila, Azatripina, Ciclofosfamida, Ciclosporina, Tacrolimus, Mercaptopurina, Infliximabe, Etanercept, Humira, Adalimumabe, Tocilizumabe, Canakinumabe, Golimumabe, Certolizumabe e Abatacepte. Esse público deve apresentar atestado ou laudo médico especificando o motivo da vacinação, cartão SUS, CPF e declaração preenchida.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Marabá

Leia mais notícias de Marabá. Clique aqui!

Últimas Notícias