O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) informou que a decisão pela paralisação é em consequência da "intransigência das companhias aéreas nas negociações da renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT)”.
Desta vez, pilotos e comissários de voo entrarão em greve a partir da 0h da próxima segunda-feira (29), por tempo indeterminado, em todo o país, conforme decidido em assembleia realizada nesta quarta-feira (24).
Em nota, o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) informou que a decisão pela paralisação é em consequência da "intransigência das companhias aéreas nas negociações da renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT)”.
“Em respeito à sociedade e aos usuários do sistema de transporte aéreo, os aeronautas farão a paralisação de 50% dos tripulantes por dia, enquanto os outros 50% permanecerão em serviço. A categoria reivindica unicamente reajuste salarial que contemple a reposição das perdas inflacionárias nos últimos dois anos — INPC [Índice Nacional de Preços ao Consumidor] do período de 1º de dezembro de 2019 a 30 de novembro de 2021”, disse nota do SNA.
Veja também:
Fechamento do aeroporto de Marabá gera reclamações
Aeroporto de Tucuruí começa a receber voos de Belém
Em Marabá há a expectativa de que os voos que acontecem diariamente não sejam afetados pela paralisação. Entretanto apesar da medida, a eventual paralisação pode prejudicar os voos de fim de ano, cuja demanda aumenta por causa das férias escolares e do período de festas.
No aeroporto João Correa da Rocha, são recebidos diariamente dois voos da Azul (Belo Horizonte e Belém), dois da Latam (Brasília) e um da Gol (também para Brasília). A movimentação maior do aeroporto é a partir do meio dia indo até as 18h. Na madrugada há ainda a movimentação de chegada de um voo por volta de 2h45.
Recentemente a empresa Azul anunciou a programação de voos para Tucuruí e também Paragominas com aviões menores. Estes também devem aderir a paralisação com 50% dos funcionários operando.
Os voos da Azul partindo de Belém com destino a Paragominas e Tucuruí, ambas no sudeste do Pará, pousaram pela primeira vez nos dois municípios nesta terça-feira (23). As operações inaugurais contaram com as presenças de autoridades locais de ambas as cidades e de executivos da Azul e dão continuidade aos planos da companhia de ampliar sua malha regional no Norte do país e oferecer maior conectividade aos seus Clientes.
AEROPORTO
Consolidado como a principal porta de entrada das Regiões Sul e Sudeste do estado, o Aeroporto de Marabá realiza importante papel na integração regional e nacional. Às margens da rodovia Transamazônica, o aeroporto liga a região às capitais brasileiras e às principais cidades do estado.
O Aeroporto de Marabá movimenta, anualmente, uma média de 461.300 passageiros, 15.954 voos e 2.148.650 kg de carga aérea. Somadas as empresas que operam o sistema aeroportuário, os funcionários representam uma população fixa de 343 pessoas.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar