plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
COVID-19

Vacinação reinicia nesta terça-feira (30) em Marabá 

Além das Unidades Básicas de Saúde, a vacinação acontece no Partage Shopping

Imagem ilustrativa da notícia Vacinação reinicia nesta terça-feira (30) em Marabá  camera Vacinação ocorrerá nas unidades básicas de saúde e no shopping | Marcelo Seabra/Agência Pará

A vacinação contra covid-19 continua avançando em Marabá, sudeste do estado. A campanha reinicia nesta terça-feira (30) e segue até sexta-feira (03 de dezembro), para 1ª, 2ª e 3ª doses no Partage Shopping, de 10 às 17 horas. No mesmo período, de 8 às 17 horas, também serão disponibilizados os imunizantes nas Unidades Básicas de Saúde da zona urbana.

As doses do imunizante Pfizer chegaram no município nesta segunda-feira (29 de novembro) e estão sendo distribuídas nas Unidades Básicas de Saúde.

1ª dose

A primeira dose é aplicada em pessoas acima de 12 anos, incluindo todos os grupos chamados em etapas anteriores, entre eles as grávidas e puérperas (precisam apresentar atestado médico). Documentos necessários são RG, CPF, comprovante de residência, cartão SUS e declaração. Pessoas entre 12 a 17 anos precisam estar acompanhadas de um responsável legal.

Declaração

DECLARACAO-PARA-VACINA-DA-COVID-1.pdf-NOVO-MODELO-1-1

2ª dose

Pessoas com a 2ª dose atrasada devem procurar os locais de vacinação para completar o ciclo vacinal e garantir a imunização. Quem tiver 8 semanas completas da 1ª dose de pfizer e astrazeneca podem antecipar a 2ª dose. Para esse público basta apresentar cartão SUS, CPF, carteira de vacinação e declaração.

VEJA TAMBÉM:

Servidor público morre em acidente de moto

Caixa paga Auxílio Brasil a cadastrados com NIS final 9

14º salário do INSS é aprovado e já tem data para pagamento

Viajantes Internacionais

Além disso, pessoas que vão viajar para destinos internacionais poderão antecipar a 2ª dose dos imunizantes, sendo preciso intervalo mínimo de 21 dias da 1ª dose de Pfizer e 28 dias da 1ª dose da Astrazeneca. Os viajantes internacionais, que tomaram as duas doses de Coronavac, poderão receber a terceira dose de outro imunizante, desde que tenham intervalo mínimo de 28 dias da 2ª dose. Lembrando que é necessário apresentar comprovação da viagem internacional. As orientações podem ser estendidas a outros familiares (pai, mãe, filhos e cônjuges) sendo comprovada a viagem ao exterior.

3ª dose

Todas as pessoas com mais de 18 anos que tenham cinco meses completos podem tomar a dose de reforço. Outra categoria que recebe a 3ª dose são os imunossuprimidos, com 28 dias ou mais da 2ª dose, que devem apresentar atestado ou laudo médico especificando o motivo da vacinação.

São considerados imunossuprimidos, pessoas com o sistema imune deficiente seja por um doença congênita ou outras condições, a exemplo de pacientes em tratamento oncológico, em hemodiálise, transplantados, com HIV/AIDS e ainda pacientes com imunodeficiência primária grave e pessoas que fazem uso dos seguintes medicamentos: Metotrexato, Leflunomida, Micofenolato de mofetila, Azatripina, Ciclofosfamida, Ciclosporina, Tacrolimus, Mercaptopurina, Infliximabe, Etanercept, Humira, Adalimumabe, Tocilizumabe, Canakinumabe, Golimumabe, Certolizumabe e Abatacepte.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Marabá

Leia mais notícias de Marabá. Clique aqui!

Últimas Notícias