A Eletronorte iniciou nesta terça-feira (28) a divulgação do Boletim Informativo de Vazões e Níveis do Rio Tocantins. O serviço de utilidade pública feito pela Superintendência de Produção da Geração Hidráulica da Eletronorte serve para orientar as comunidades sobre a situação hidrológica e os níveis do rio Tocantins em Tucuruí e Marabá, tidos como parâmetros quanto ao nível da vazão de água que está chegando ao reservatório, a chamada vazão afluente.
O relatório diário dos níveis de vazão ajuda as equipes das Comissões Municipais de Defesa Civil a atuarem de forma preventiva no remanejamento de famílias que podem ser atingidas caso ocorra cheia do rio.
O Boletim aponta a vazão defluente, que é o nível de água que está saindo da Usina Hidrelétrica Tucuruí, sempre prevendo a oscilação dos níveis nas cidades para os próximos três dias.
Veja também!
Dono da embarcação não possuía habilitação para pilotar
PRF apreende caminhão com carregamento ilegal de madeira
Surto de gripe obriga unidade a estender atendimento
Nesta terça-feira-feira (28) o nível do rio Tocantins nas cidades de Tucuruí e Marabá atingiram respectivamente, 4,48 metros e 9,00 metros. A previsão é que o nível do Rio Tocantins ultrapasse seu nível crítico, que é de 10 metros, até o dia 31 de dezembro, quando deve chegar a cota de 10,30 metros.
TUCURUÍ
Em Tucuruí, o nível deve chegar a cota de 5,61, o que descarta por enquanto a abertura do vertedou da Usina Hidrelétrica. A Eletronorte não divulgou previsão da abertura do vertedouro da usina, necessário para dar vazão à água do rio e estabilizar o nível do lago
Todos os anos, a Eletronorte, disponibiliza os boletins para consulta pública e que servem como parâmetro para que a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Pará e as Comissões Municipais de Defesa Civil possam prever ou não enchentes nos municípios a montante e a jusante da barragem de Tucuruí. Assim, os órgãos podem agir com mais eficácia nas ações de prevenção e remoção das famílias vulneráveis à cheia do Rio Tocantins.
O nível do rio na cidade de Tucuruí pode sofrer variações no decorrer do dia, em função de alteração na programação de geração da UHE Tucuruí, de responsabilidade do Operador Nacional do Sistema Elétrico Brasileiro (ONS).
Veja o vídeo:
A empresa não divulgou se há previsão da abertura do vertedouro da usina para dar vazão à água do Rio Tocantins e estabilizar o nível do lago. A manobra anual é necessária para evitar que as águas ultrapassem a cota máxima do dique da barragem, que é de 74 metros. (Com informações de Edinaldo Sousa e Dênis Aragão)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar