plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
CHUVAS DE JANEIRO

Vídeo: Nível do Itacaiúnas já começa a afetar moradores

Neste domingo (2), moradores das margens deste rio, próximos ao bairro Carajás I e principalmente no balneário Vavazão já começam a viver o período de cheias.

Imagem ilustrativa da notícia Vídeo: Nível do Itacaiúnas já começa a afetar moradores camera Balneário Vavazão já está tomado pelas águas do Itacaiúnas | Naldinho Fontenele via Drone

A situação do nível do rio Tocantins que já ultrapassa os 10 metros, considerando nível de alerta em Marabá no sudeste paraense, já começa a afetar também os moradores que vivem às margens do outro rio que corta Marabá, o Itacaiúnas. Neste domingo (2), moradores das margens deste rio, próximos ao bairro Carajás I e principalmente no balneário Vavazão já começam a viver o período de cheias.

Vídeos feitos por moradores da área mostram o quão elevado o nível da água já está e como já está afetando os moradores locais. No final da Vila Sororó, conhecido como Porto do Tacho, muitos moradores já saíram de suas casas. No vídeo, o morador informa que de onde está filmando, de dentro da canoa, é onde comumente passam veículos no período do verão.

Os moradores já se retiraram da área e foram para abrigos e casas de parentes.

Veja também!

Chuvas colocam Parauapebas sob risco de inundação

Vídeo: cheia do Rio Tocantins coloca Marabá em alerta

Eletronorte antecipa a abertura do vertedouro em Tucuruí

O nível do outro rio, o Tocantins, já ultrapassa 10,40 metros o que já começa a afetar os primeiros moradores das áreas comumente afetadas pela cheia do rio. Na régua localizada na Estação de Coleta de Dados Hidrometereológicos às margens do rio Tocantins dentro da área do Exército Brasileiro, já atestava a subida rápida do nível do rio. O nível de alerta é de 10 metros, quando o nível do rio já começa a afetar os primeiros moradores.

Neste domingo (2), moradores das margens deste rio, próximos ao bairro Carajás I e principalmente no balneário Vavazão já começam a viver o período de cheias. DOL CARAJÁS

Essa oscilação no período em que se começa a encher o rio tem pegado muitos de surpresa. Para se ter uma ideia, no ano passado o rio Tocantins só chegou ao nível de 10 metros no dia 1º de março de 2021, período em que as primeiras famílias começaram a ser atingidas. No final de fevereiro o nível do rio já estava elevado, mas não havia obrigado os moradores a saírem de suas casas.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Marabá

Leia mais notícias de Marabá. Clique aqui!

Últimas Notícias