A Secretaria Regional de Governo do Pará promoveu uma reunião na tarde desta quarta-feira (5) para definir novas estratégias para prestar apoio às famílias que estão sendo atingidas pelas cheias dos rios Tocantins e Itacaiúnas em Marabá. A reunião contou com a presença do secretário regional de governo João Chamon Neto, o comandante geral do corpo de Bombeiros do Pará, coronel Hayman Apolo Gomes de Souza, comandante Dayvid Sarah, do CPR II da Polícia Militar, major Galúcio do 5º Grupamento de Marabá e do vice-prefeito de Marabá Luciano Dias.
Um gabinete de crise foi criado a partir de então para gerenciar toda a situação que envolva a cheia em Marabá assim como o apoio logístico de mudança e apoio material às famílias atingidas.
De acordo com o secretário João Chamon Neto, a iniciativa da criação do comitê de crise foi uma pedido direto do governador Helder Barbalho. "É um trabalho que fazemos sempre de interlocução do governo do estado com a população em mais uma enchente atípica em um momento que ninguém esperava, mas mesmo assim uma demonstração da presença firme do governo, recebemos a orientação do governador Helder Barbalho, que imediatamente enviou a comitiva aqui presente para que possamos minimizar o sofrimento que nossa população está passando", declarou.
Veja também!
Marabá decreta situação de emergência por conta da cheia
Abertura de comportas em Tucuruí põe fim a boatos
O comandante geral do corpo de Bombeiros do Pará, coronel Hayman Apolo Gomes de Souza reforçou a união das principais agências do estado para trabalhar em prol do apoio às famílias nesse momento em Marabá. "E o corpo de bombeiros e a polícia militar estão juntos para dar esse apoio, não só apoio humano, mas de logística, de alimentação, deveremos estar recebendo até o dia 11, 2.500 cestas de ajuda humanitária para serem entregues ao município a fim de que se possa suprir a população que está sendo atingida entre outros insumos", disse ele.
"Fomos acionados pelo comandante geral para darmos todo o apoio aos órgãos de segurança e de Defesa Civil do município. Estamos operando na segurança tanto na parte terrestre quanto na fluvial, apoiando também com o sistema de segurança pública com o grupamento aéreo que fará todas as ações necessárias em apoio a Defesa Civil", enfatizou comandante Dayvid Sarah, do CPR II da Polícia Militar.
ABRIGOS NA PIONEIRA
O vice-prefeito Luciano Dias agradeceu ao empenho do governo do estado em promover a reunião e aproveitou para esclarecer a logística dos abrigos construídos para as famílias desabrigadas. Ele disse que a prefeitura já construiu 10 abrigos espalhados pelos quatro núcleos da cidade.
Além disso, ele mencionou sobre a nova previsão divulgada nesta quarta-feira (5) sobre a subida do nível do rio Tocantins para esta sexta-feira (7), antes prevista para 13,25 metros. "A Eletronorte reformulou essa previsão de subida do rio, realmente era exagerada a informação que ela nos passou, enfim retomamos a construção de abrigos na Marabá Pioneira, serão 80 abrigos que serão construídos para da famílias", declarou Luciano Dias.
A nova previsão de cheia do rio Tocantins para esta sexta-feira (7) em Marabá é de 11,95 metros. (Com apoio de James Oliveira, da RBATV)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar