Neste mês acontece o “Janeiro Branco” sobre a importância dos cuidados com a saúde mental. A Secretaria Municipal de Saúde de Marabá (SMS), por meio da Coordenação de Saúde Mental, organizou uma programação voltada principalmente para os profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
“O objetivo do Janeiro Branco é chamar a atenção das pessoas para as questões relacionadas à saúde mental e emocional. Muitas pessoas se preocupam bastante com a saúde física e não dão a devida atenção à saúde mental. No cenário atual de pandemia muitos estão adoecidos mentalmente”, pontua a coordenadora de saúde mental da SMS, Gisele Ferreira de Freitas.
Vacina contra a cepa H3N2 de Influenza chega em março
Na programação realizada nas UBS dois profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) executam atividades como orientação sobre o tema saúde mental, orientação alimentar, momentos de relaxamento e alongamento e dinâmica de autorreflexão.
O objetivo principal da programação é capacitar os profissionais da atenção básica que atuam nas UBS a atender os casos leves que envolvam a saúde mental, bem como resguardar e auxiliar no fortalecimento da dimensão mental desses profissionais.
O que é o Janeiro Branco?
O Janeiro Branco é uma campanha ao estilo da Campanha Outubro Rosa e da Campanha Novembro Azul.
Marabá oferta mais de 200 vagas para trabalhar no Censo 2022
O seu objetivo é chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições humanas.
Uma humanidade mais saudável pressupõe um cultura da Saúde Mental no mundo!
Por que Janeiro Branco?
Porque, no primeiro mês do ano, em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais.
E, como em uma “folha ou em uma tela em branco”, todas as pessoas podem ser inspiradas a escreverem ou a reescreverem as suas próprias histórias de vida.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar