Por dois dias consecutivos Marabá apresentou uma pausa no período chuvoso. Nestas quarta e quinta-feira, a cidade amanheceu e passou praticamente todo o dia com sol, apenas com algumas nuvens dando o tom de nublado. Entretanto, esse período deve ser quebrado ainda nesta sexta-feira (7). A previsão do tempo é "nublado com pancadas de chuvas e trovoadas isoladas", segundo o Instituto Nacional de Metereologia.
A Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Semas, já havia divulgado que o mês de janeiro de 2022 seria de chuva para a região. De acordo com a análise da previsão da Semas, grande parte do estado do Pará apresenta possibilidade para chuvas acima do normal, principalmente sobre a RMB, leste do Marajó, extremo noroeste da Calha Norte e parte do Sudeste e Sudoeste paraense.
No extremo Sul do Estado, a previsão indica chuvas dentro da normalidade. A climatologia máxima prevê que sobre a porção norte do sudeste espera-se entre 300 a 400 mm/mês de chuva para o mês de janeiro. Apenas para alguns municípios localizados no extremo Sudeste o volume de chuvas podem alcançar os menores valores, mínimo de 75 mm no mês de janeiro.
Nesta quinta-feira (06), o nível do Rio Tocantins atingiu em 11,68 metros acima do leito normal, uma elevação de 02 centímetros nas últimas 12 horas. De acordo com o Boletim da Defesa Civil, 565 famílias já foram atendidas, das quais 248 estão nos abrigos da Prefeitura e 317 estão alojadas em casa de familiares.
A nova previsão está um pouco menor do que a anteriormente divulgada pela Eletronorte, de que nesta sexta-feira (7) o nível do rio chegaria a 13 metros. A nova previsão é de 11,95 metros para o nível do rio Tocantins.
Veja também!
Gabinete de crise é criado para gerenciar cheias em Marabá
Cerca de 100 famílias devem ser atingidas em Tucuruí
Após a reunião da criação do gabinete de crise, o vice-prefeito de Marabá Luciano Dias, mencionou sobre a nova previsão divulgada nesta quarta-feira (5) sobre a subida do nível do rio Tocantins para esta sexta-feira (7), antes prevista para 13,25 metros. "A Eletronorte reformulou essa previsão de subida do rio, realmente era exagerada a informação que ela nos passou, enfim retomamos a construção de abrigos na Marabá Pioneira, serão 80 abrigos que serão construídos para da famílias", declarou Luciano Dias.
ABRIGOS
Atualmente há 10 abrigos oficiais construídos pela Defesa Civil e Secretaria de Obras. São eles: um frente a Obra Kolping, outro na Avenida Sororó, ambos no núcleo Cidade Nova, um no bairro São Félix, três na Nova Marabá (Folhas 14, 31 e 32), e mais três na Marabá Pioneira, na Praça Paulo Marabá, na antiga Borges Informática e 05 de abril. Há três abrigos não oficiais, sendo dois no bairro Santa Rosa e um na Rua das Cacimbas.
Para esta quinta (06) estão previstas 227 mudanças de famílias atingidas pelas cheias dos rios. O transporte está sendo feito por 20 caminhões, sendo 10 do Exército e 10 da Defesa Civil.
Equipes da Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac) fazem o cadastramento das famílias para acolhimento com atendimento médico, distribuição de kits de higiene pessoal, cestas básicas, colchões e água potável.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar