O nível do rio Tocantins em Marabá no sudeste paraense baixou drasticamente na manhã deste domingo (23) e tirou toda a orla da cidade da inundação que foi vistas nos últimos dias. Até este sábado, a régua fluviométrica que marca o nível do Tocantins marcava 12,54. Na sexta-feira, o nível estava em 12,70, uma baixa de 16 centímetros.
O nível máximo que o rio subiu foi 13,09 metros, chegando até os bares, restaurantes e residências encobrindo as calçadas. Neste domingo o nível baixou bastante. A água havia subido tanto que chegou ao segundo nível da grade da orla de Marabá. Os barqueiros e pescadores dizem que o nível chegou a baixar um metro.
De acordo com um dos moradores ribeirinhos da ilha localizada do outro lado da orla de Marabá, Raimundo Santos, morador do local há 15 anos, a cheia repentina dos últimos dias pegou a todos de surpresa. "Já estou morando há 15 anos e ainda não tinha visto cheia assim, ainda bem que onde moro não é tão afetado, mas aqui na orla a gente percebeu a rapidez das águas", contou.
Veja também!
Veja quem deve fazer o cadastro no programa "Recomeçar"
Time feminino do Gavião não vai pra final contra o Remo
Vídeo: Policiais agem rápido e salvam criança de asfixia
De acordo com o Boletim Informativo de Vazões e Níveis do Rio Tocantins da Superintendência de Gestão de Operação De Sistema, órgão da Eletronorte que monitora o comportamento do rio Tocantins por conta da hidrelétrica de Tucuruí, a previsão é que o nível baixa mais ainda nesta segunda-feira (24).
A previsão do tempo para os próximos dias em Marabá é tempo quente, sol com algumas nuvens com possibilidade de chuvas rápidas durante o dia e a noite.
Veja o vídeo sobre como está o nível do rio Tocantins
Apesar da baixa rápida do nível do rio, a Defesa Civil não recomenda os moradores que estão nos abrigos ou desalojados a retornarem para suas casas. É preciso haver um nível de segurança concreto e a certeza de que o nível não suba mais, o que é pouco provável devido às previsões de chuvas para o mês de fevereiro.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar