plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
LIXO E SUJEIRA

Unifesspa fará nova ação de monitoramento das águas dos rios

Voluntários irão fazer nova coleta de lixo e verificar a situação de contaminação das águas das cheias dos rios

Imagem ilustrativa da notícia Unifesspa fará nova ação de monitoramento das águas dos rios camera A ação ocorrerá na sexta-feira (28), sábado (29) e domingo (30), a partir das 15 horas, com saída da Praça São Félix de Valois. | Reprodução

No próximo final de semana, o projeto “Diagnóstico Socioambiental do rio Tocantins e os reflexos na saúde e qualidade de vida dos ribeirinhos” da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), realiza ação de coleta de resíduos de lixo na área mais afetada pela cheia do rio, no núcleo Marabá Pioneira, e convoca voluntários que queiram ajudar.

A ação ocorrerá na sexta-feira (28), sábado (29) e domingo (30), a partir das 15 horas, com saída da Praça São Félix de Valois. Só na semana passada, foram coletados mais de uma tonelada de lixo na área, material recolhido junto a uma caçamba disponibilizada pelo Serviço de Saneamento Ambiental de Marabá (SSAM).

Além disso, o projeto coletou água para análise laboratorial e entregou panfletos para a população quanto à conscientização dos riscos de contaminação das águas no período da cheia dos rios Tocantins e Itacaiúnas. As orientações são em relação ao descarte do lixo e uso da água.

Veja também!

Homem é morto por filhos a pauladas após este matar a esposa

Operação prende três e cumpre mandados de busca e apreensão

O projeto coletou água para análise laboratorial e entregou panfletos para a população quanto à conscientização dos riscos de contaminação das águas
📷 O projeto coletou água para análise laboratorial e entregou panfletos para a população quanto à conscientização dos riscos de contaminação das águas |Divulgação

Nesse período, as águas dos rios entram em contato com o sistema de esgoto e fossas sépticas, o que amplia o risco do surgimento de doenças transmitidas pelo contato com a água.

Durante esta semana, com a diminuição do nível dos rios, as equipes do SSAM realizam a limpeza das ruas atingidas diretamente pela enchente. Ainda durante o pico da cheia, a equipe “Garis dos Rios” também realizou a coleta de resíduos.

“A prefeitura faz o papel dela. Nós melhoramos a qualidade da água e realizamos a ligação de esgotos. Saneamento básico é tudo. Como pesquisadores precisamos mostrar o resultado das nossas pesquisas e conscientizar a população. Estamos felizes que nossa semente está sendo plantada”, ressalta a coordenadora do projeto, professora Andréa Hentz.

Só na semana passada, foram coletados mais de uma tonelada de lixo na área
📷 Só na semana passada, foram coletados mais de uma tonelada de lixo na área |Divulgação

As equipes de limpeza da prefeitura seguem com os serviços durante toda a semana. A Defesa Civil Municipal orienta que, mesmo com a diminuição do nível dos rios, as famílias não retornem às casas pela possibilidade de repique.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Marabá

Leia mais notícias de Marabá. Clique aqui!

Últimas Notícias