No próximo final de semana, o projeto “Diagnóstico Socioambiental do rio Tocantins e os reflexos na saúde e qualidade de vida dos ribeirinhos” da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), realiza ação de coleta de resíduos de lixo na área mais afetada pela cheia do rio, no núcleo Marabá Pioneira, e convoca voluntários que queiram ajudar.
A ação ocorrerá na sexta-feira (28), sábado (29) e domingo (30), a partir das 15 horas, com saída da Praça São Félix de Valois. Só na semana passada, foram coletados mais de uma tonelada de lixo na área, material recolhido junto a uma caçamba disponibilizada pelo Serviço de Saneamento Ambiental de Marabá (SSAM).
Além disso, o projeto coletou água para análise laboratorial e entregou panfletos para a população quanto à conscientização dos riscos de contaminação das águas no período da cheia dos rios Tocantins e Itacaiúnas. As orientações são em relação ao descarte do lixo e uso da água.
Veja também!
Homem é morto por filhos a pauladas após este matar a esposa
Operação prende três e cumpre mandados de busca e apreensão
Nesse período, as águas dos rios entram em contato com o sistema de esgoto e fossas sépticas, o que amplia o risco do surgimento de doenças transmitidas pelo contato com a água.
Durante esta semana, com a diminuição do nível dos rios, as equipes do SSAM realizam a limpeza das ruas atingidas diretamente pela enchente. Ainda durante o pico da cheia, a equipe “Garis dos Rios” também realizou a coleta de resíduos.
“A prefeitura faz o papel dela. Nós melhoramos a qualidade da água e realizamos a ligação de esgotos. Saneamento básico é tudo. Como pesquisadores precisamos mostrar o resultado das nossas pesquisas e conscientizar a população. Estamos felizes que nossa semente está sendo plantada”, ressalta a coordenadora do projeto, professora Andréa Hentz.
As equipes de limpeza da prefeitura seguem com os serviços durante toda a semana. A Defesa Civil Municipal orienta que, mesmo com a diminuição do nível dos rios, as famílias não retornem às casas pela possibilidade de repique.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar