plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
CHEIA DOS RIOS

Marabá: Rio Tocantins recua e chega a 11,31 metros

Ruas do Bairro Santa Rosa, na Marabá Pioneira, continuam alagadas

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Marabá: Rio Tocantins recua e chega a 11,31 metros camera Diversas ruas do bairro de Santa Rosa, na Marabá Pioneira, continuam submersas. | Alessandra Gonçalves

O nível do Rio Tocantins continua a recuar lentamente e, na manhã desta sexta-feira (25), a régua hidrometeorológica registrava 11 metros e 31 centímetros. No início da semana, o nível atingiu 11 metros e 44 cm. Diversas ruas do bairro de Santa Rosa, na Marabá Pioneira, continuam submersas.

A Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil mantém o monitoramento dos rios Tocantins e Itacaiúnas em Marabá, analisando as informações que chegam de outras regiões à montante dos rios, como nos estados do Tocantins e Maranhão.

Marcos Andrade, Assessor da Defesa Civil, informa que há previsão de baixa para os próximos dias, porém, ainda é preciso manter o alerta, pois ainda estamos no período de chuvas na região. “As previsões são de baixa, mas continua chovendo muito nas cabeceiras, e é preciso ficar em alerta e acompanhar o ritmo do nível das águas”, informa.

A Defesa Civil informa que este não é o melhor momento para o retorno das famílias, pois mesmo com a baixa no nível do rio é preciso realizar a limpeza das áreas afetadas
📷 A Defesa Civil informa que este não é o melhor momento para o retorno das famílias, pois mesmo com a baixa no nível do rio é preciso realizar a limpeza das áreas afetadas |Reprodução

A Defesa Civil mantém o atendimento às famílias, que estão nos abrigos e esta semana, no período de 22 a 24, foram distribuídas, com apoio do Exército e Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários, 820 cestas básicas de alimentos nos 23 abrigos, mantidos pela Prefeitura de Marabá em todos os núcleos.

“Durante o trabalho de recadastramento das famílias desabrigadas, observamos que 230 famílias retornaram para suas residências mesmo sem a orientação da Defesa Civil. Nós tínhamos 1.050 famílias cadastradas e esse número recuou para 820, mas o atendimento continua”, declarou Marcos Andrade.

A Defesa Civil informa que este não é o melhor momento para o retorno das famílias, pois mesmo com a baixa no nível do rio é preciso realizar a limpeza das áreas afetadas e também a higienização de ruas e praças. “Somente depois do mutirão de limpeza e quando o nível do rio atingir a cota abaixo de 8 metros, é que podemos orientar o retorno das famílias”, informou Marcos Andrade.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Marabá

    Leia mais notícias de Marabá. Clique aqui!

    Últimas Notícias