plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
SITUAÇÃO CHAMA ATENÇÃO

Rio Tocantins sobe quase um metro em 36 horas em Marabá

A cada 10 centímetros que sobe impacta em diversas áreas, alagando ruas e invadindo casas

Imagem ilustrativa da notícia Rio Tocantins sobe quase um metro em 36 horas em Marabá camera Ruas da Marabá Pioneira estão entre as mais afetadas pela cheia dos rios | Paulo Sérgio/ PMM

Nas últimas 36 horas, o nível do Rio Tocantins subiu 58 centímetros e atingiu a marca de 11 metros e 57 centímetros, voltando a alagar dezenas de ruas de Marabá, sudeste do estado.

De acordo com a Defesa Civil, este é o quarto registro de elevação do nível do rio num período de 90 dias e com alagamento de ruas em vários bairros da cidade, atingindo dezenas de famílias, principalmente na Marabá Pioneira e outros bairros no núcleo Cidade Nova.

Rio Tocantins amanheceu com 11,57 metros
📷 Rio Tocantins amanheceu com 11,57 metros |Paulo Sérgio/ PMM

“Essa oscilação já era esperada e nestas últimas horas subiu bastante e vai ficar nessa oscilação até meados da Semana Santa. Porém, estamos monitorando o nível do rio, pois a cada 10 centímetros impacta em diversas áreas, alagando ruas e invadindo casas e deixando muitas pessoas desabrigadas”, relatou Marcos Andrade, Assessor da Defesa Civil.

De acordo ainda com Marcos Andrade, muitas famílias retornaram para as áreas de risco sem a autorização da Defesa Civil e agora estão voltando aos abrigos. Segundo ele, somente quando o nível do rio atingir a marca de oito metros é que o órgão vai emitir uma nota sobre o retorno seguro para as casas.

A quarta elevação no nível do rio Tocantins está chamando a atenção de muitas pessoas, principalmente as mais antigas da cidade
📷 A quarta elevação no nível do rio Tocantins está chamando a atenção de muitas pessoas, principalmente as mais antigas da cidade |Paulo Sérgio/ PMM

“E essas pessoas que voltaram não foram com autorização da Defesa Civil, pois nossa orientação era a permanência nos abrigos ou onde elas estavam que era nas casas de amigos ou alugadas. De 1.050 famílias, após o recadastramento, contabilizamos agora 780 famílias nos abrigos”, informou Marcos Andrade.

Atendimento

De acordo com a Defesa Civil, o atendimento às famílias continua em todos os abrigos, com entrega de kits de higiene, cestas básicas e a troca de botijões de gás para as famílias que estão desalojadas em casas de amigos ou familiares.

Veja também:

Atingidos pelas cheias começam a receber valores do FGTS

Veja como amanheceu a Orla de Marabá nesta quinta (24)

Rio Tocantins volta a subir e desabrigar famílias em Marabá

A quarta elevação no nível do rio Tocantins está chamando a atenção de muitas pessoas, principalmente as mais antigas da cidade. Joel Araújo, servidor público municipal e ex-vereador, relatou que na década de 1970, teve que mudar três vezes da Marabá Pioneira para a Nova Marabá.

“A enchente é surpreendente e neste ano foi atípica, porém no ano de 1978, tivemos que mudar três vezes aqui da Marabá Pioneira, no entanto, neste mesmo ano também contabilizamos quatro enchentes, e teve outras também nos anos de 1950 e 1960 muito parecidas com a que estamos vivendo hoje”, relatou Joel Araújo.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Marabá

Leia mais notícias de Marabá. Clique aqui!

Últimas Notícias