plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
APAGÃO GERAL

Energia retornou "antes do horário previsto" em Marabá

Desligamento de energia neste domingo (24) foi anunciado pela Equatorial há 10 dias. Falta de energia atingiu Marabá, Itupiranga e São Domingos do Araguaia e 122.331 clientes

Imagem ilustrativa da notícia Energia retornou "antes do horário previsto" em Marabá camera Subestação Cidade Nova em Marabá foi uma das que foram desligadas neste domingo (24) | Equatorial Energia

O sistema elétrico como um todo é muito complexo e abastecer uma cidade inteira de energia demanda uma organização milimétrica e muita engenharia. No Brasil a energização das cidades é administrada pelo Operador Nacional do Sistema, que, de Brasília, controla todas as hidrelétricas, termelétricas e usinas nucleares do país. Por isso realizar um desligamento, como o que aconteceu na manhã deste domingo (24) em Marabá e mais duas cidades, é imprescindível para a manutenção, correção e alteração de todo o sistema local.

As cidades estão crescendo, e tudo isso demanda um controle maior com tecnologia para atender a essa demanda tão crescente.

A Equatorial Pará, por solicitação da Eletronorte anunciou que foi necessário fazer um desligamento no fornecimento de energia elétrica neste domingo (24), das 7h30 às 12h30, nos municípios de Marabá, Itupiranga e São Domingos do Araguaia, no sudeste do estado. O Núcleo Morada Nova, em Marabá, continuou com o fornecimento visto este já ter acontecido em fevereiro deste ano.

A energia foi desligada por volta de 7h42 e retornou por volta de 12h05, antes do horário previsto. Foram 4h25 sem energia.

Desligamento foi necessário para manutenção preventiva na estrutura elétrica que atende a região
📷 Desligamento foi necessário para manutenção preventiva na estrutura elétrica que atende a região |Equatorial Energia

De acordo com Anderson Torres, executivo de relacionamento da Equatorial Pará na região, "Às 07h42 foi desligada a LT Marabá ELN-Marabá EQTL PA iniciando a programação da Eletronorte, ficando desenegizadas até às 12h30 as subestações Marabá, Itacaiúnas, Cidade Nova Marabá, Itupiranga e São Domingos Do Araguaia", informou.

Veja também!

Gusttavo Lima empreende e cria bebida destilada. Veja!

Boninho veta Tiago, mas mantém Maria como atração na final

Língua brasileira de sinais completa 20 anos neste domingo

Cerca de 122.331 clientes atendidos pela concessionária foram afetados. "O desligamento foi realizado na linha de transmissão de responsabilidade da Eletronorte para a realização de manutenção preventiva nessa subestação, um trabalho muito importante e necessário para evitar que tenhamos problemas mais à frente e constrangimentos maiores e problemas mais graves", declarou Anderson Torres.

FM 91, CLUBE E RBA NO AR

Apesar do desligamento, os veículos de comunicação do grupo RBA Marabá, rádios FM 91 (90,9 Mhz), Rádio Clube FM (100,7 Mhz) e RBATV (canal 2,1) continuaram no ar. Um gerador potente movido a diesel, da marca Stemac, foi totalmente adaptado, para suportar toda a demanda de 3 transmissores digitais. "Nos programados para este dia, foi realizada uma manutenção preventiva no gerador, no motor a diesel e no abastecimento de energia, com manutenção também no nosso transformador, adaptando a demanda para aguentar toda essa pressão", declarou o coordenador técnico do grupo Monjacy Passos.

Indagado se foi necessário diminuir a potência dos transmissores, Monjacy declarou que não foi necessário, visto a equipe já ter feita toda a preparação e programação para este dia. "Tivemos um bom tempo para nos programar, então tudo deu certo e não foi necessário nem diminuir a potência dos transmissores e nem tirar nenhuma rádio ou a TV do ar", informou.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Marabá

Leia mais notícias de Marabá. Clique aqui!

Últimas Notícias