plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NÃO AO DESMATAMENTO

Pecuaristas apresentam manifesto em prol do meio ambiente

Evento que destaca as inovações e o futuro da pecuária para o mundo está acontecendo em Marabá no sudeste paraense

Imagem ilustrativa da notícia Pecuaristas apresentam manifesto em prol do meio ambiente camera O evento acontece até esta sexta-feira (29) no Carajás Centro de Convenções em Marabá no sudeste paraense | Michel Garcia

O Pará saltou de algumas milhares para quase 220 milhões de cabeças de gado, segundo dados do IBGE 2020. O crescimento foi de 6,3% e os números só fazem crescer. Esse crescimento geralmente tem sido associado ao desmatamento na Amazônia, onde o discurso diz que para se ter terra para criação de gado, é preciso desmatar a floresta.

Entretanto, é justamente esse discurso que os pecuaristas do estado querem desmistificar, querem tirar da cultura de que o fazendeiro, o pecuaristas é quem desmata.

Esse é o ponto chave do 1º Pecuariando: Encontro da Cadeia Agroindustrial, Comercial e de Serviços da Pecuária Paraense, programação que vai até sexta-feira, dia 29 de abril. O evento tem como tema “A pecuária recupera o Pará: resposta do Estado aos desafios da produção sustentável na Amazônia”.

O evento acontece até esta sexta-feira (29) no Carajás Centro de Convenções em Marabá no sudeste paraense. O governador do Estado, Helder Barbalho, acompanhado da primeira-dama, Daniela Barbalho, e de autoridades públicas, participou, nesta quarta-feira (27) da noite de abertura.

Na ocasião, foi lançado o Manifesto da Aliança Paraense pela Carne em prol da Sustentabilidade da Pecuária na Amazônia

Durante o dia, houve a apresentação do Manifesto da Aliança Paraense pela Carne em Prol da Sustentabilidade da Pecuária na Amazônia e os lançamentos do Sistema de Restauração Florestal (Sirflor) do Projeto Pecuariando. Também foi assinado o Protocolo de Intenções com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Universidade Federal do Pará (UFPA), Banco da Amazônia e Banco do Pará (Banpará). Na ocasião, foi feita ainda a entrega de Título de Cidadão Paraense ao ex-ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli.

Veja também!

Sefa apreende retroescavadeira irregular no interior do Pará

Câmara aprova retomada da gratuidade no despacho de bagagens

Orquestra Ouro Preto faz homenagem aos Beatles neste sábado

"O Pecuariando é um momento histórico para nossa pecuária, dentre outros motivos, pelas estratégias de benefícios fiscais do governo do Estado revertidas em investimentos em Ciência, Tecnologia e Inovação. Importante para que possamos ampliar, principalmente olhando, para as propriedades menores, da agricultura familiar, para que possam aumentar a sua produção, para que o Estado amplie suas cabeças de gado sem precisar desmatar, comprometido com a pauta ambiental", enalteceu o governador.

A pecuarista Camila Coalhato reconheceu a importância do setor produtivo hoje ser parceiro do meio público. "É muito importante termos o governo apoiando os pecuaristas, são duas frentes que precisam andar juntos, e acho que esse encontro, com a presença do governador, reforçou muito isso", avaliou.

Antes da programação no Centro de Convenções, o governador Helder Barbalho foi até o Parque de Exposições da cidade para um ato simbólico de vacinação de bovinos, que marcou o início da campanha contra a febre aftosa para este ano de 2022, executada pela Agência de Defesa Agropecuária do Pará.

Antes da programação no Centro de Convenções, o governador Helder Barbalho foi até o Parque de Exposições da cidade para um ato simbólico de vacinação de bovinos
📷 Antes da programação no Centro de Convenções, o governador Helder Barbalho foi até o Parque de Exposições da cidade para um ato simbólico de vacinação de bovinos |Michel Garcia

"Merece destaque o início da campanha de vacinação contra a febre aftosa, para que possamos mobilizar todas as propriedades rurais, toda a pecuária do nosso Estado para a iniciativa da Adepará com expectativa de que possamos vacinar 19 milhões de cabeças de gado e assegurar uma produção bovina paraense protegida, com nível sanitário seguro, o que fortalece a atividade agropecuária", afirmou o chefe do Executivo estadual. (Com Carol Menezes, Agência Pará)

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Marabá

Leia mais notícias de Marabá. Clique aqui!

Últimas Notícias