O Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Marabá é considerada a terceira maior procissão do Brasil, perdendo apenas para Belém, que no segundo domingo do mês de outubro reúne em média 2 milhões de pessoas, e Castanhal, que no terceiro domingo do mesmo mês reúne cerca de 400 mil pessoas. Antes da pandemia, o Círio de Nazaré em Marabá chegou a reunir quase 300 mil pessoas.
Por conta da importância histórica, religiosa e cultural para o estado do Pará e para Marabá, um projeto de lei define o círio local como "Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Marabá". O projeto de número 19/2022 é da Câmara Municipal de autoria do presidente da casa, vereador Pedrinho Correa.
Por isso, nesta terça-feira (24) às 9h30, a Câmara Municipal vai promover uma sessão solene, onde será aprovado este projeto de lei, com a presença oficial da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré.
Entende-se por Patrimônio Cultural Imaterial as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas – junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural.
Veja também!
Bolsonaro diz que não vai taxar compras por aplicativos
Prefeitura de Marabá abre concurso com 150 vagas. Veja!
Maisa é a nova apresentadora do vídeo show, diz site
Este patrimônio cultural imaterial, que se transmite de geração em geração, é constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, de sua interação com a natureza e de sua historia, gerando um sentimento de identidade e continuidade e contribuindo assim para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana, em conformidade com o art. 2º da Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial (Unesco, 2003).
"O círio, por sua beleza e grandiosidade é também o mais importante evento turístico de Marabá, movimenta a economia local e municípios próximos. No município de Marabá, o círio de Nazaré acontece todos os anos no terceiro domingo do mês de outubro, sempre uma semana após o círio da capital paraense, Belém do Pará. Em virtude disso, convidamos os nobres vereadores e vereadoras a aprovarem esta indicação, bem como requeremos ao Gestor municipal as devidas providências", diz o documento emitido em março deste ano.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar