Uma das melhores opções durante o verão paraense, a Praia do Tucunaré é um dos pontos turísticos mais visitados de Marabá, no sudeste do estado. Emergente da vazante do rio Tocantins, logo após o período das chuvas a praia ocupa uma extensão de aproximadamente cinco quilômetros.
As areias da ilha começam a ser avistadas em meados de abril, mas é na alta estação do verão, em julho, que a procura é maior, tornando-a a atração principal.
Visando a limpeza do ponto turístico, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Marabá (Semma), por meio do Departamento de Educação Ambiental (DEA), realizou na manhã desta sexta-feira (10) um mutirão. A ação, que contou com a participação de agentes da DEA, agentes do projeto Garis dos Rios e voluntários.
A iniciativa faz parte do calendário anual do departamento e acontece no início do período de veraneio para orientar os banhistas e barraqueiros a cuidarem cada um de seu próprio lixo, a fim de evitar a poluição da praia.
“A importância é exatamente as pessoas terem sensibilidade porque conscientizar a gente não consegue conscientizar mesmo, cada um tem que ter sua própria consciência; sensibilizar as pessoas de que jogar lixo no rio faz mal para o meio ambiente, para o peixe, para o solo, para tudo. Então, assim, nós pensamos nessa ação para beneficiar realmente o meio ambiente”, ressalta a coordenadora do DEA, Socorro Medeiros.
As equipes se concentraram, principalmente, na área onde ficam localizadas as barracas de venda de comidas e bebidas e que, consequentemente, têm maior quantidade de lixo.
Pâmela Bispo tem 31 anos e a família tem barraca na Praia do Tucunaré há quase 40 anos. Ela compartilha que ter uma praia limpa atrai os turistas, o que impulsiona o negócio de quem trabalha no lugar.
Veja também:
Expoama volta com cavalgada no domingo e cinco dias de feira
Comércio prevê aumento de 12% nas vendas em Marabá
“Eu estou achando muito interessante porque muitas vezes os turistas vêm para cá e acham a praia muito suja, não acham muito legal. Eu estou achando muito boa a ação deles, ação de todos, a Semma junto com o pessoal dos garis (dos rios)”, avalia.
Na hora da coleta do lixo, as equipes separaram os resíduos em sacolas correspondentes para vidro, alumínio, papel e lixo orgânico, a fim de direcionar o que foi recolhido para a reciclagem.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar