plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
MEIO AMBIENTE

Mutirão de limpeza retira lixo da Praia do Tucunaré   

A iniciativa acontece no início do período de veraneio para orientar os banhistas e barraqueiros

Imagem ilustrativa da notícia Mutirão de limpeza retira lixo da Praia do Tucunaré    camera Mutirão de limpeza ocorreu na manhã desta sexta-feira (10) | Paulo Sérgio / PMM

Uma das melhores opções durante o verão paraense, a Praia do Tucunaré é um dos pontos turísticos mais visitados de Marabá, no sudeste do estado. Emergente da vazante do rio Tocantins, logo após o período das chuvas a praia ocupa uma extensão de aproximadamente cinco quilômetros.

As areias da ilha começam a ser avistadas em meados de abril, mas é na alta estação do verão, em julho, que a procura é maior, tornando-a a atração principal.

Visando a limpeza do ponto turístico, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Marabá (Semma), por meio do Departamento de Educação Ambiental (DEA), realizou na manhã desta sexta-feira (10) um mutirão. A ação, que contou com a participação de agentes da DEA, agentes do projeto Garis dos Rios e voluntários.

Ação foi coordenada pelo  Departamento de Educação Ambiental, da Semma
📷 Ação foi coordenada pelo Departamento de Educação Ambiental, da Semma |Paulo Sérgio / PMM

A iniciativa faz parte do calendário anual do departamento e acontece no início do período de veraneio para orientar os banhistas e barraqueiros a cuidarem cada um de seu próprio lixo, a fim de evitar a poluição da praia.

“A importância é exatamente as pessoas terem sensibilidade porque conscientizar a gente não consegue conscientizar mesmo, cada um tem que ter sua própria consciência; sensibilizar as pessoas de que jogar lixo no rio faz mal para o meio ambiente, para o peixe, para o solo, para tudo. Então, assim, nós pensamos nessa ação para beneficiar realmente o meio ambiente”, ressalta a coordenadora do DEA, Socorro Medeiros.

As equipes se concentraram, principalmente, na área onde ficam localizadas as barracas de venda de comidas e bebidas e que, consequentemente, têm maior quantidade de lixo.

Pâmela Bispo tem 31 anos e a família tem barraca na Praia do Tucunaré há quase 40 anos. Ela compartilha que ter uma praia limpa atrai os turistas, o que impulsiona o negócio de quem trabalha no lugar.

Mutirão contou com a participação de agentes da DEA, agentes do projeto Garis dos Rios e voluntários
📷 Mutirão contou com a participação de agentes da DEA, agentes do projeto Garis dos Rios e voluntários |Paulo Sérgio / PMM

Veja também:

Expoama volta com cavalgada no domingo e cinco dias de feira

Comércio prevê aumento de 12% nas vendas em Marabá

“Eu estou achando muito interessante porque muitas vezes os turistas vêm para cá e acham a praia muito suja, não acham muito legal. Eu estou achando muito boa a ação deles, ação de todos, a Semma junto com o pessoal dos garis (dos rios)”, avalia.

Na hora da coleta do lixo, as equipes separaram os resíduos em sacolas correspondentes para vidro, alumínio, papel e lixo orgânico, a fim de direcionar o que foi recolhido para a reciclagem.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Marabá

Leia mais notícias de Marabá. Clique aqui!

Últimas Notícias