plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ALTA COMPLEXIDADE

Hospital comemora mais de 100 procedimentos de sucesso

Os métodos hemodinâmicos são grandes aliados para algumas especialidades médicas, em especial a cardiologia, neurocirurgia e a cirurgia vascular

Imagem ilustrativa da notícia Hospital comemora mais de 100 procedimentos de sucesso camera Os métodos hemodinâmicos são grandes aliados para algumas especialidades médicas, em especial a cardiologia, neurocirurgia e a cirurgia vascular | Divulgação

O Centro de Hemodinâmica do Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, referência em saúde pública para 22 municípios da região, atingiu a marca de 108 procedimentos cirúrgicos de alta complexidade, desde a sua inauguração, no mês de junho. O setor foi entregue no dia 13 de junho deste ano pelo governo do Pará.

Entre os atendimentos realizados no novo setor da unidade do Governo do Pará, gerenciada pela Pró-Saúde, os mais procurados foram os exames de cateterismo, angioplastia, arteriografias cerebrais e embolização de aneurismas cerebrais, além de exames de urgência.

Os métodos hemodinâmicos são grandes aliados para algumas especialidades médicas, em especial a cardiologia, neurocirurgia e a cirurgia vascular. Eles permitem procedimentos para diagnóstico e tratamentos minimamente invasivos, percutâneos e endovenosos, que ampliam as chances de recuperação dos pacientes.

De acordo com José Rogério, médico cardiologista e hemodinamicista que atua no Hospital Regional, o tratamento com os recursos da hemodinâmica podem evitar, em alguns casos, que os pacientes sejam submetidos ao risco de uma cirurgia invasiva, além de permitir um processo de recuperação mais rápido.

Veja também!

Pará tem três casos suspeitos de Varíola dos Macacos

Vídeo: temporal derruba árvore e alaga ruas de Parauapebas

Menino de 10 anos morre após cair de brinquedo em SP

"O cateterismo cardíaco dentro da hemodinâmica é um dos procedimentos mais realizados. Ele serve para avaliação funcional coronariana, para confirmar a presença de obstruções das artérias coronárias, ou ainda, avaliar o funcionamento do músculo cardíaco", explica o especialista.

Segundo Valdemir Girato, diretor Hospitalar da unidade, o equipamento de hemodinâmica instalado na instituição é um dos mais modernos do País, e vêm assegurando uma grande variedade de parâmetros para os procedimentos intervencionistas minimamente invasivos e de alta complexidade na área cardiológica, neurológica e vascular.

"Contamos hoje com tecnologia de ponta, que vem sendo empregada para salvar muitas vidas em nossa região. Muitos desses pacientes teriam que viajar até Belém para fazer esse procedimento, que hoje é realizado gratuitamente e com qualidade, aqui em nossa unidade", ressalta o diretor.

Procedimentos

São oferecidos aos usuários no serviço de hemodinâmica do Hospital Regional do Sudeste do Pará, procedimentos em cardiologia, como cateterismo cardíaco, cineangiocoronariografia, avaliação de anomalias congênitas, angioplastia cardíaca com stent, angiografia cerebral, angiografia de carótidas e vertebrais, além de implantes de marca-passo definitivo.

Segundo Valdemir Girato, diretor Hospitalar da unidade, o equipamento de hemodinâmica instalado na instituição é um dos mais modernos do País
📷 Segundo Valdemir Girato, diretor Hospitalar da unidade, o equipamento de hemodinâmica instalado na instituição é um dos mais modernos do País |Divulgação

O hospital presta atendimento 100% gratuito pelo SUS (Sistema Único de Saúde), e terá também procedimentos neurovasculares, como arteriografia cerebral, MAV (malformação arteriovenosa), embolização de aneurisma cerebral.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Marabá

Leia mais notícias de Marabá. Clique aqui!

Últimas Notícias