plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
TRATAMENTO DO CÂNCER

Começam as obras do setor de oncologia do Regional em Marabá

Ala Oncológica contará com atendimento ambulatorial e serviço de quimioterapia, atuando como referência regional

Imagem ilustrativa da notícia Começam as obras do setor de oncologia do Regional em Marabá camera Setor de Oncologia será construído no Hospital Regional de Marabá | Divulgação

A oncologia é um ramo da ciência médica que lida com tumores e com câncer. A palavra Oncologia tem origem em duas acepções, na palavra grega "onkos" (onco) que significa massa, volume, tumor e no termo "logia” que significa estudo, por tanto oncologia é o estudo dos tumores.

A Oncologia está voltada para a forma como o câncer se desenvolve no organismo e qual é o tratamento mais adequado para cada tipo de neoplasia. No Brasil a Oncologia é também chamada de Cancerologia.

Por isso o anúncio da chegada dessa importante área da saúde em um município é de comemoração, principalmente no interior do Pará.

O Hospital Regional do Sudeste do Pará - Dr. Geraldo Veloso (HRSP), unidade do Governo do Pará, localizada em Marabá, deu início nesta segunda-feira (22), as obras de reforma e adaptação para implantação do setor de oncologia, com atendimento ambulatorial e serviço de quimioterapia.

Com previsão de conclusão em até sete meses, o espaço, de 418 m², contará com ambulatório, sala de quimioterapia com 12 poltronas, 20 leitos de internação, área de convívio e acolhimento humanizado, além de salas administrativas e técnicas, que contarão com o suporte de 90 profissionais de saúde, atuando 24h por dia.

A instalação desta especialidade na unidade é uma demanda antiga da comunidade local. Quando inaugurado, o espaço terá a capacidade de realizar cerca de 750 sessões de quimioterapia por mês.

Alexandre Rocha, diretor Técnico do HRSP, explica que a quimioterapia é um dos principais procedimentos utilizados para combater o câncer. "São medicamento potentes, que, ao se misturarem com o sangue, são levados para todas as partes do corpo, com o objetivo de destruir, controlar ou inibir o crescimento das células cancerígenas", destaca o especialista.

A implantação do serviço de oncologia no Regional do Sudeste do Pará representa um avanço histórico para a saúde no interior do estado, em especial para os que lutam contra o câncer, a segunda maior causa de mortes no Brasil.

Veja também!

Vídeo: câmeras flagram homem batendo na ex dentro de oficina

Petróleo cai novamente e deve derrubar gasolina e diesel

Acusado de tentar matar ex e filha está sendo julgado

"Sabemos da rotina desgastante e da peregrinação de muitos pacientes oncológicos da região, que precisam se deslocar para outros centros de saúde para realizar o seu tratamento. Em breve, muitos desses casos serão atendidos aqui em Marabá, melhorando a qualidade de vida desses usuários e de seus familiares", enfatiza Valdemir Girato, diretor Hospitalar.

Setor de Oncologia deve ficar pronto em até sete meses
📷 Setor de Oncologia deve ficar pronto em até sete meses |Divulgação

O Hospital Regional do Sudeste do Pará presta atendimento 100% gratuito pelo SUS (Sistema Único de Saúde). No tratamento oncológico que será implementado na unidade, o paciente contará com uma equipe multiprofissional altamente capacitada, que terá como diferenciais um atendimento integrado, com uma abordagem pautada na humanização, um dos valores institucionais da Pró-Saúde, gestora do hospital.

O novo setor irá ocupar o espaço onde estavam instalados, anteriormente, a cozinha, refeitório, lavanderia, rouparia e almoxarifados da instituição. "Estamos finalizando a revitalização do bloco de apoio da unidade, onde serão inaugurados uma nova cozinha industrial moderna, lavanderia hospitalar com capacidade maior de processamento, e refeitório que irá trazer mais conforto para nossos colaboradores e usuários", informa Izailson Alves, gerente de Apoio do Regional de Marabá. A unidade construirá ainda um novo almoxarifado, para ampliar a capacidade de armazenamento de itens médicos. (Ascom/HRSP)

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Marabá

Leia mais notícias de Marabá. Clique aqui!

Últimas Notícias