De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de janeiro de 2022 até julho (última atualização), Marabá saltou de 164 mil e 349 para 185 mil e 129 eleitores. Ou seja, um aumento de mais de 20 mil eleitores em um período de sete meses.
Outros dados importantes do contingente eleitoral do município apontam que a maior parte está na faixa etária entre 25 e 34 anos (23,84%). Já em relação à formação, o maior segmento tem ensino médio completo (29,22%).
Neste domingo (2) ocorre em todo o país o 1º turno das eleições. O eleitor escolherá representantes para os cargos de deputados estadual e federal, senador, governador e presidente da república. Caso haja segundo turno, ocorrerá no dia 30 de outubro.
Celular
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) regras sobre a proibição da entrada com celular nas cabines de votação. “O uso do celular sempre foi proibido, mas o eleitor poderia levá-lo desligado. Agora não pode de jeito nenhum, nenhum tipo de aparelho: celular, tablet, filmadora, câmeras, nada”, explica a chefe da 23ª Zona Eleitoral, Francinete Castelo Branco.
Pela regra, o eleitor que se recusar a deixar o equipamento com o mesário não poderá votar. Além disso, a polícia será chamada.
Quem pode votar?
No Brasil, o voto é obrigatório e foi um direito conquistado no processo de redemocratização do país após os anos de Ditadura Militar, entre 1964 e 1985. Atualmente, apenas pessoas com 16 e 17 anos e com mais de 70 anos estão desobrigadas de votar.
No dia da eleição é necessário levar documento oficial com foto, o título de eleitor ou o aplicativo do e-título disponível nas principais lojas virtuais.
Veja também:
Justiça Eleitoral alerta sobre mudança no local de votação
23ª Brigada vai fazer a segurança de 45 municípios do Pará
Por se tratar de uma eleição em que o eleitor terá que escolher cinco candidatos, é necessário que ele leve uma cola com a ordem correta em que os cargos aparecerão na urna: Deputado Federal (quatro números), Deputado Estadual (cinco números), Senador (três números), Governador (dois números) e Presidente da República (dois números).
Horário
O horário de votação em todo o Estado será das 8h às 17h. Eleitoras e eleitores que estiverem na fila para votar antes das 17h terão seu direito garantido mesmo com o encerramento do horário do pleito.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar