plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
PESQUISA DA PECUÁRIA MUNICIPAL

Marabá já tem o terceiro maior rebanho bovino do Brasil

O crescimento em pouco mais de dez anos é surpreendente, de pouco mais de 675 mil cabeças em 2011 para quase 1 milhão e meio em 2022

Imagem ilustrativa da notícia Marabá já tem o terceiro maior rebanho bovino do Brasil camera Marabá é o grande destaque do levantamento no que se refere à pecuária bovina nacional | Michel Garcia

O município de Marabá no sudeste paraense comemorou no último mês de setembro um importante passo em sua economia. Agora é o terceiro maior rebanho bovino do Brasil, colocando o estado do Pará também como maior terceiro produtor de gado nacional, ficando atrás apenas de Goiás e Mato Grosso. São 1.478.450 cabeças de gado.

Os dados são da Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) divulgados no último dia 22 de setembro de 2022 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A PPM contabiliza a produção do ano de 2021 e é, juntamente com a Pesquisa Agrícola Municipal (PAM), o estudo de base anualizada mais aguardado pelo universo agropecuário. São Félix do Xingu é o campeão com 2.468.764.

Marabá é o grande destaque do levantamento no que se refere à pecuária bovina, muito porque o município viu o efetivo saltar 119% desde 2011, quando totalizava 675 mil cabeças e passava longe do topo do ranking. Agora Marabá se consolida como um dos principais mercados agropecuários no país, onde a cotação da arroba do boi já é referência.

De 2020 para 2021, o rebanho marabaense ampliou em cerca de 209 mil cabeças, totalizando 1,478 milhão de bois e vacas, o terceiro maior. Se mantiver esse ritmo, em três anos Marabá se tornará o segundo maior produtor de gado bovino do Brasil, superando Corumbá (MS), que registrou 1,839 milhão de cabeças no ano passado.

"Isso é resultado de um trabalho que os produtores vem fazendo de melhoramento genético, transferência de embriões, vem também da verticalização do agronegócio hoje agregando os confinamentos, o boi tem uma ajuda na alimentação e temos certeza que vai crescer cada vez mais", salientou o pecuarista Ricardo Guimarães, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Marabá.

Veja também:

Processo seletivo da Vale tem inscrições prorrogadas; veja!

Justiça condena homem que matou família a 107 anos de prisão

INSS cancela benefício de idosa de 95 anos por erro no nome

"Superamos Mato Grosso do Sul e Minas Gerais", comemorou o pecuarista marabaense Antônio Vieira Caetano, o "Neném do Manelão". "É um orgulho pra nós que somos pecuaristas neste estado. Chegamos aqui há 44 anos quando o estado a economia forte do estado ainda era o extrativismo, pra comprarmos mil bezerros, tínhamos que sair para o Tocantins, Goiás, fora do estado. "Mas hoje superamos tudo isso e estamos nesse ranking a nível nacional, nos deixando orgulhosos por estarmos em uma região tão próspera, tão maravilhosa", destacou.

CRESCER NO VERTICAL

Outro fator determinante sobre o sucesso no crescimento no número de cabeças de gado em Marabá é melhoramento do solo, permitindo a criação de um maior número de cabeças de gado em um espaço maior, segundo "Neném do Manelão".

"Não devemos desmatar e na minha opinião o desmatamento deve ser zero por isso temos que aprender a crescer no vertical, produzindo mais no solo, os países do mundo e os estados do sul crescem no vertical, não adianta ter áreas grandes improdutivas", disse. (Com apoio de Nonato Dourado da RBATV)

Confira onde estão os maiores rebanhos bovinos do Brasil:

1º São Félix do Xingu (PA) ― 2.468.764

2º Corumbá (MS) ― 1.838.542

3º Marabá (PA) ― 1.478.450

4º Porto Velho (RO) ― 1.353.947

5º Cáceres (MT) ― 1.161.605

6º Novo Repartimento (PA) ― 1.155.609

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Marabá

Leia mais notícias de Marabá. Clique aqui!

Últimas Notícias