plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
29 DE OUTUBRO

No Dia Mundial do AVC, confira dicas de como se prevenir

Hospital Regional de Marabá orienta sobre os sintomas e prevenção do AVC. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 6 segundos alguém sofre com a doença no mundo

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia No Dia Mundial do AVC, confira dicas de como se prevenir camera AVC é um dos principais problemas de saúde do Brasil | Reprodução

Desde 2006, o Dia Mundial do AVC é lembrado em 29 de outubro. Segundo o Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren RJ), dados do Portal de Transparência dos Cartórios de Registro Civil do Brasil indicam que, somente no mês de julho, 8.758 pessoas morreram de AVC no Brasil. O número corresponde a 11 óbitos por hora. No primeiro semestre deste ano, foram 56.320 vítimas, o que superou as mortes por infarto (52.665) e por covid-19 (48.865).

Neste sábado, 29 de outubro, é o Dia Mundial de Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC). Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 6 segundos alguém sofre com a doença no mundo.

Para lembrar a data, o Hospital Regional do Sudeste do Pará - Dr. Geraldo Veloso (HRSP), realizou nesta quinta-feira (27), em Marabá, palestras educativas para alertar pacientes, acompanhantes e colaboradores sobre os fatores de risco, reabilitação e prevenção da doença.

Ministradas pelo neurocirurgião Marcio Costa, que atua na unidade pertencente ao Governo do Pará e gerenciada pela Pró-Saúde, a iniciativa faz parte da mobilização anual do hospital sobre o AVC.

"Alteração da fala, sensibilidade, perda visual, desequilíbrio, tontura, fraqueza de um lado do corpo, dores de cabeça fortes e persistentes, dificuldades para engolir, desvio de rima labial (sorriso torto), estão entre os principais sintomas" explica o médico.

O especialista destaca que o AVC é uma condição que ocorre quando a circulação de sangue para o cérebro é interrompida de alguma forma, impedindo que o órgão obtenha nutrientes e oxigênio.

Veja também:

Hospitais públicos abrem vagas em duas cidades do Pará

Vídeo: marido de Susana também foi jornalista da Rede Globo

Mulher morre ao levar descarga elétrica lavando calçada

"Os principais tipos de AVC são o isquêmico, que ocorre quando há a obstrução de uma artéria cerebral, interrompendo o fluxo de sangue; e o hemorrágico, o mais grave, que surge quando um vaso sanguíneo se rompe espontaneamente, causando um sangramento dentro do tecido cerebral", ressalta.

O médico aponta como fatores de risco a hipertensão, colesterol alto, obesidade, diabetes tipo 2 e tabagismo. Há também fatores relacionados a hábitos não saudáveis, além de inflamações nos vasos sanguíneos e distúrbios de coagulação do sangue, como a hemofilia.

Hospital Regional de Marabá realizou palestras educativas sobre prevenção do AVC
📷 Hospital Regional de Marabá realizou palestras educativas sobre prevenção do AVC |Divulgação

Rainara Fernandes, assistente de diretoria no Regional de Marabá, avalia que ações de conscientização como essa contribuem para que a busca por atendimento médico seja realizada mais rápido, aumentando as chances de recuperação.

"O AVC é uma doença que a cada ano mata mais pessoas em nosso país. Saber identificar os sintomas da doença e seus fatores de risco auxilia na prevenção e no bem-estar de toda sociedade", destaca a colaboradora.

O Hospital Regional do Sudeste do Pará presta atendimento 100% gratuito, por meio do SUS (Sistema Único de Saúde), sendo referência para mais de um milhão de pessoas de 22 municípios no interior do Pará.

Conheça 5 atitudes para prevenir o AVC:

- Controle sua pressão arterial e sua Glicemia, isso diminui os riscos da doença;

- Cuide do seu coração. Se você possui problemas cardíacos, como arritmias, por exemplo, é preciso fazer acompanhamento regularmente para diminuir o risco de AVC;

- Não fume e não use drogas. Estudos mostram que o tabaco favorece consideravelmente as chances de um AVC. As drogas ilícitas, como a cocaína, alteram drasticamente o fluxo sanguíneo no organismo, podendo provocar a doença;

- Pratique exercícios. O exercício contribui para o controle da pressão arterial, melhora as taxas de colesterol e glicose, além de melhorar a qualidade do sono e reduzir o estresse. A prática regular de exercícios aeróbicos, está diretamente ligada à redução do risco de ter AVC;

- Tenha uma alimentação equilibrada. É essencial reduzir o consumo de açúcar, gorduras, sal e bebidas alcoólicas, assim como do sódio, que pode contribuir para o aumento da pressão arterial.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Marabá

    Leia mais notícias de Marabá. Clique aqui!

    Últimas Notícias