plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
ATENÇÃO REDOBRADA

Procon orienta cuidados nas compras às vésperas do Natal

Órgão estadual de defesa dos direitos do consumidor destaca os cuidados no ato de compras online ou presenciais neste período

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Procon orienta cuidados nas compras às vésperas do Natal camera Para realizar compras de forma segura, o Procon Pará recomenda, em casos de compras online, que o consumidor procure no site a identificação da loja | Reprodução

Faltando poucos dias para o Dia do Natal e a tradicional troca de presentes, o Procon Pará, vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), orienta sobre as relações de consumo na aquisição de artigos e produtos comprados para as festas de fim de ano.

Para realizar compras de forma segura, o Procon Pará recomenda, em casos de compras online, que o consumidor procure no site a identificação da loja, como razão social, CNPJ, endereço, telefone e outras formas de contato além do e-mail.

Outra dica é comprar apenas de fornecedores indicados por amigos ou familiares. É necessário desconfiar de ofertas vantajosas demais e ler a política de privacidade da loja virtual para saber quais compromissos ela assume quanto ao armazenamento e manipulação de seus dados;

“Imprima ou salve todos os documentos que demonstrem a compra e a confirmação do pedido, sejam eles comprovante de pagamento, contrato, anúncios e instale programas de antivírus e o firewall e os mantenha atualizados em seu computador, no ato da realização da compra”, alerta o diretor do Procon Pará, Eliandro Kogempa.

Veja também:

Hospital em Marabá celebra o Natal com missa e presépio vivo

Criança manda carta para juiz e pede o pai em casa no Natal

Instituto faz entrega de cestas a pacientes em tratamento

Ainda de acordo com Kogempa, os comerciantes não são obrigados a trocar os produtos em todas as situações. “Quando o problema for, por exemplo, o tamanho que não ficou adequado, a cor ou modelo que não agradou, o fornecedor só é obrigado a trocar se tiver se comprometido no momento da compra”, explicou o diretor.

A coordenadora do Procon Municipal de Marabá Zélia Lopes de Souza, fala sobre os cuidados e orientações que o consumidor precisa ter para não ser enganado, principalmente nas compras pela internet.

De acordo com ela, o chamado "Direito ao Arrependimento" só vale para compras virtuais e não presenciais. "O consumidor tem um prazo de 7 dias para testar o produto comprado pela internet, se houver arrependimento ele pode devolvê-lo", explicou.

Comércio da Marabá Pioneira deve ter intensidade de pessoas para as compras de Natal nesta sexta e no sábado
📷 Comércio da Marabá Pioneira deve ter intensidade de pessoas para as compras de Natal nesta sexta e no sábado |Reprodução

Entretanto, esse procedimento não vale para lojas físicas ou compras presenciais. "Somente se o produto estiver com defeito, aí sim nos dá o direito de acionar o fabricante ou o fornecedor, mas a troca do produto via arrependimento somente por compras por telefone ou compras on line", declarou Zélia.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Marabá

    Leia mais notícias de Marabá. Clique aqui!

    Últimas Notícias