O ano de 2022 foi positivo para o Sistema Nacional de Emprego de Marabá (Sine) que atua em um dos principais municípios do sudeste paraense. O serviço registrou aumento significativo nos números gerais de atendimentos. Para se ter uma ideia, as pessoas empregadas por meio do serviço passaram de 118 em 2021 para 305 em 2022, um aumento de 158,47%.
O crescimento também ocorreu no número de trabalhadores que se inscreveram no Sine Marabá em busca de emprego. Em 2021, foram 1.592, número que aumentou para 2.380 em 2022. O crescimento foi de 49%.
Já os dados de atendimento geral mostram que os trabalhadores buscaram mais o Sine em 2022, com mais de 20 mil atendimentos realizados, representando um aumento de 30% em relação ao ano anterior.
O crescimento também ocorreu na confiança dos empregadores no serviço disponibilizado pelo Sine. Em 2021, foram 721 vagas ofertadas por meio do painel de vagas, passando para 864 em 2022.
“Nós tivemos um aumento de aproximadamente 15% no volume dessa parceria. Isso indica que o Sine está buscando fortalecer essa parceria com o empregador marabaense, exatamente para que a gente possa ter um volume maior de oferta de vagas através do sistema. Isso facilita com que o trabalhador localize essas vagas em apenas um local sem ter que andar pela cidade em busca dessas vagas”, destaca o coordenador do Sine Marabá, Reinaldo Barbosa.
Veja também:
Lei que torna o CPF registro de identificação é sancionada
Conheça os golpes mais comuns em postos de gasolina
Soltura de filhotes de quelônios acontece neste domingo (15)
Entre as áreas que mais disponibilizam vagas por meio do sistema estão: prestação de serviços, comércio e construção civil.
“Que é verificar dentro dos nossos sistemas os trabalhadores que têm o perfil daquela vaga que está sendo divulgada. Aí fazemos a convocação, o contato com o trabalhador e verificando se ele tem interesse na vaga, solicitando que ele venha ao posto para pegar uma carta de encaminhamento”, pontua o coordenador do Sine Marabá.
Para 2023, o Sine quer ampliar os serviços de orientação para entrevistas, de prestação de informações, qualificação e capacitação aos interessados em buscar uma vaga de emprego, além de seguir com palestras e outras ações.
“Nós sempre falamos ao trabalhador que continue buscando, que ele procure o Sine, que é a ferramenta que está a disposição dele. Que ele se sinta bem, que ele se sinta acolhido e tenha a oportunidade de buscar no Sine um atendimento de qualidade e daqui ser encaminhado para um trabalho. Nós queremos que ele continue confiando no Sine, que certamente o ano de 2023 será um ano de muitas oportunidades”, finaliza Reinaldo Barbosa.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar