O rio Tocantins ganhou novos habitantes neste domingo (15), em Marabá, sudeste do estado. Centenas de tartarugas da Amazônia e tracajás foram soltos na praia do Tucunaré, às margens do rio, por meio do Projeto Quelônios, que visa à preservação da espécie na região.
A iniciativa é do Núcleo de Educação Ambiental (Neam), da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), em parceria com o Conselho Municipal de Meio Ambiente.
Cristiane Cunha, da coordenação do Projeto Quelônios Marabá, contou que o projeto teve início em 2017, como uma demanda do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Marabá, que convidou a Unifesspa para desenvolver o projeto de manejo e conservação de tartarugas da Amazônia e de tracajás.
“Desde lá a gente faz esse trabalho, que consiste em fazer o salvamento de ninhos nas praias da região. Esses ninhos são salvos dos predadores, sobretudo dos predadores homens, que ainda se tem muita caça ilegal, tanto de ovos quanto das matrizes”, explicou Cristiane Cunha, acrescentando que esses ovos são resgatados e levados para base na praia do Tucunaré, aonde vão para uma incubadora.
Veja também:
Apostadores do Pará acertam a quadra da Mega Sena
Pescador é atacado por jacaré na zona rural de Itupiranga
Lá eles são monitorados, até a eclosão, momento em que são levados para tanques. “Cada ovo coletado em cada praia vem para o seu tanque. Tem da praia do tucunaré, praia do meio, jacarezinho, todos os tanques são identificados, com os filhotes dos seus locais”, contou a coordenadora da ação.
Neste domingo, foram soltos 1.600 filhotes da praia do Tucunaré. Os filhotes das outras praias da região também serão soltos nos próximos dias. A previsão é de que ao longo deste ano sejam soltos 13 mil tartarugas e 5.666 tracajás.
EMOCIONANTE
No momento da soltura, dezenas de crianças participaram e aprenderam sobre a importância da preservação da natureza. Um deles era o estudante Raul Soares de Araújo, 8 anos, que ficou emocionado. “Quando eu vi elas nos baldes fiquei triste, mas depois elas foram correndo tão rápido para o rio que foi emocionante”, contou o garoto.
Desde o início do projeto já foram devolvidos mais de 140 mil filhotes ao rio Tocantins com ajuda de diversos apoiadores.
VEJA VÍDEO DO MOMENTO DA SOLTURA:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar