A água é o nosso recurso natural mais precioso. Com ela podemos fazer várias coisas, como preparar o alimento, tomar banho, utilizar para o saneamento básico e, é claro, bebê-la.
Desde a madrugada de domingo (19), cerca de 84 mil consumidores de Marabá estão sem água fornecida pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa).
O problema foi ocasionado pela oscilação da energia, que acabou queimando o transformador principal de 1.500kva da Companhia que atende toda a demanda dos equipamentos elétricos que compõem a captação e distribuição de água na subestação elétrica da Estação de Tratamento de Água (ETA) Nova Marabá.
Com isso, afetou os moradores da Nova Marabá e Cidade Nova que dependem da água da Cosanpa. A situação foi comunicada a Belém e Diretora do Departamento responsável, uma vez que não há um transformador reserva no município.
PLANO A E B
Na manhã desta segunda-feira (20), o transformador foi retirado do local e está sendo levado para uma retífica na cidade para ser submetido a uma avaliação. A preocupação é saber quanto tempo levará para fazer a recuperação do equipamento.
Enquanto isso, Belém está tentando resolver um plano B e mandar um transformador de baixa potência para pelo menos tentar atender parcialmente a cidade.
O certo é que no momento não há uma previsão para a normalidade do sistema de abastecimento nos dois núcleos da cidade. Hospitais e áreas essenciais estão sendo abastecidas com caminhões-pipas.
Veja também:
Travesti é alvejada a tiros em praça de Marabá
Aeroporto de Marabá espera receber mais de 6 mil passageiros
LONGAS FILAS
Enquanto o serviço não é normalizado, muitas famílias estão indo buscar água nos chafarizes instalados em escolas e postos de saúde da cidade. Muitas a pé, com carrinhos de mão. O movimento é intenso de pessoas com galões, baldes, garrafas pets para ter água pelo menos para suprir as necessidades básicas.
EM NOTA
Em nota, divulgada na tarde desta segunda-feira (20), a Cosanpa confirmou que o transformador avariado foi transportado para uma oficina em Marabá a fim de realização de avaliação técnica do problema para a sua solução. Concomitantemente a isso, uma equipe em Belém está envidando esforços visando à busca de alternativas, a exemplo de disponibilizar um outro transformador e que não havia previsão para o restabelecimento da normalidade do sistema.
Equatorial
Em nota, a Concessionária de Energia Elétrica informou que a Companhia de Saneamento é atendida em média tensão. Por isso, ela deve instalar sistemas de proteção para que equipamentos, como o transformador, não queimem em situações atípicas como essa. A responsabilidade da troca do transformador é da própria Cosanpa.
A Equatorial Pará lamenta os transtornos e reforça que toda falta de energia deve ser registrada nos canais oficiais de atendimento que estão disponíveis 24h, por meio do 0800 091 0196, pelo site equatorialenergia.com.br, pelo aplicativo Equatorial Energia ou pela Clara no WhatsApp (91) 3217-8200.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar