O 5º Grupamento de Bombeiros Militar (5º GBM) e a 2ª Regional de Defesa Civil realizaram na última sexta-feira (03), no auditório da Universidade do Estado do Pará (UEPA), a solenidade de aula inaugural para 40 novos praças.
O evento contou com diversas autoridades, entre elas: o secretário regional de governo João Chamon Neto; o comandante do CPR II coronel Dayvid Sarah; o comandante do 5º GBM, major Felipe Galúcio; o comandante 34º BPM, ten. cel. Moura; o superintendente de Polícia Civil interino, delegado Elcio de Deus. Além de familiares dos alunos.
Durante a aula, o Major Felipe Galúcio, comandante do 5º Batalhão Bombeiro Militar, destacou que entre as principais ações dos novos praças estão o trabalho de combate às queimadas, a ajuda às famílias nas cheias dos rios e o veraneio, que são feitas em conjunto com os órgãos municipais.
“Para nós é de fundamental importância a formação de novos militares para reforçar o nosso efetivo dentro daquele quartel e da região, do município e dos demais que compõem a nossa 10ª região de segurança pública. O município presta bastante apoio nessa época dessas operações. E essa parceria junto à Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, ela é construída já ao longo de vários anos. Então, com o apoio de um efetivo maior, com certeza nós conseguiremos prestar um serviço melhor à sociedade e com a parceria do município”, destacou o comandante.
O secretário Regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará, João Chamon Neto, deu as boas vindas aos novos praças. “Aqui em Marabá nós temos uma situação de convivência harmônica entre o poder Executivo, o governo do Estado, o poder Legislativo, todos remando numa só direção para buscar a melhoria da qualidade de vida do povo de Marabá e da nossa região”, assegurou.
Veja também:
Diocese de Marabá sedia formação de educadores do Norte
Empreendedorismo social muda vida de mulheres em Marabá
Entre os novos 40 praças, cinco são mulheres. Uma delas é a jovem de 24 anos, Natália Lima, que não escondia a emoção de fazer parte da segurança pública no município.
“O sentimento é apenas de realização. Nós cinco mulheres estamos aí representando o nosso estado no 5º GBM aqui de Marabá E a gente se sente feliz por estar participando desse momento. Em meio à sociedade, em meio a tantas outras pessoas, sendo referências, e dando inspiração para que outras pessoas também possam vir tentar e conseguir. O sentimento é de que servir à nossa sociedade com gratificação, com respeito, sempre estando ali junto para o que der e vier”, declarou.
A professora aposentada Maria das Neves de Souza Lopes, de 58 anos, é mãe do aluno Joatan de Souza Lopes de 23 anos. Ela disse ser um sonho realizado. “No momento parece que ainda estou sonhando, primeiro lugar pelo meu filho realizar uma conquista que é na carreira que ele queria, e isso satisfaz a gente como mãe. Há duas semanas estávamos na formatura do meu filho do curso de Sistema de Informação e agora já estamos nessa aula inaugural, é uma sequência de emoções. Tenho também outro filho do coração, o Gustavo Mesquita, que é também aluno do curso de praças e mora comigo, então é alegria dobrada”, expressa ela.
Curso
O curso de formação terá 10 meses (1.460 horas aulas) com 34 disciplinas operacionais e o estágio supervisionado, sob a coordenação do Centro de Formação e Aperfeiçoamento e da Diretoria de Ensino e Instrução do CBMPA.
No estado todo, são 398 novos praças Bombeiro Militar em todo o Estado, o que representa um aumento de cerca de 20% no quadro da Corporação no Estado do Pará.
Veja abaixo a reportagem de Elioenay Brasil da RBATV:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar