plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
EM MARABÁ

Primeiras famílias atingidas por cheia estão sem abrigo

Rio Tocantins já está com 9,64 metros e já começa a desabrigar famílias na Marabá Pioneira. Entretanto, abrigos ainda não foram construídos pela Defesa Civil

Imagem ilustrativa da notícia Primeiras famílias atingidas por cheia estão sem abrigo camera Nível do rio Tocantins já está chegando a 10 metros nesta quinta-feira (16) | Reprodução/RBATV

O nível do rio Tocantins em Marabá no sudeste paraense chegou a 9,64m na manhã desta quinta-feira (16). O nível de alerta é de 10 metros, portanto acendendo o estado de alerta para a Defesa Civil local. A metragem está um pouco acima do previsto pela Eletronorte, por meio do Boletim Informativo de Vazões e Níveis do Rio Tocantins.

A previsão da Superintendência de Gestão de Operação de Sistema, era de que o nível do rio chegaria a 9,37 nesta quinta. A chuva que caiu nesta quarta-feira na cidade contribuiu para que o nível do Tocantins aumentasse mais de 30 centímetros.

Os primeiros moradores das áreas que ficam alagadas começaram a se mudar para os locais onde os abrigos serão construídos. Cerca de 10 famílias do bairro Santa Rosa já se deslocaram para a entrada da Marabá Pioneira, local onde é construído um dos abrigos.

A Defesa Civil Municipal já fez um planejamento para a construção de abrigos, deslocamento de famílias e apoio logístico que envolve o corpo de bombeiros e o Exército Brasileiro, por meio da 23ª Brigada de Infantaria de Selva.

Moradores já estão levando por conta própria seus itens para o local do abrigo construído na Marabá Pioneira
📷 Moradores já estão levando por conta própria seus itens para o local do abrigo construído na Marabá Pioneira |Edinaldo Sousa

De acordo com a Coordenaria Municipal de Proteção e Defesa Civil - Compdec, foram executadas projeções de famílias afetadas com base nos estudos feitos das cheias dos rios em Marabá.

O nível do Tocantins até 9 metros é considerado "Área Vermelha" com aproximadamente 286 famílias atingidas (988 pessoas). Até 11 metros é considerada "Área Laranja" com 1.849 famílias atingidas (6.446 pessoas). Até 13 metros é chamada de "Área Amarela", com 1.604 famílias atingidas (5.555 pessoas). E até 15 metros do nível de cheia do rio, "Área Verde" com 13 famílias atingidas (53 pessoas).

Veja também:

Vídeo: chuva causa transtornos e caos nesta quarta em Marabá

Vídeo: moradores de Marabá capturam sucuri em núcleo urbano

O morador Antônio da Silva, morador do bairro Santa Rosa está preocupado com a situação e reclama que já foi atrás da Defesa Civil para apoio de sua mudança para o abrigo. "Minha mãe (Maria do Rosário de 67 anos) foi até a Defesa Civil ontem (dia 15) para fazer o cadastro e pedir a mudança, esperamos até as 15h e não vieram fazer a mudança", declarou. "Cheguei do serviço e fui bater lá reclamar. Todo dia eles vão na televisão dizer que tá tudo programado, tudo certo, e vocês não foram fazer a mudança de uma senhora de idade que está dentro d'água", desabafou.

Os próprios moradores estão construindo barracos para servir como abrigo
📷 Os próprios moradores estão construindo barracos para servir como abrigo |Reprodução/RBATV

Seu Antônio da Silva disse que foi então ao corpo de bombeiros (5º Grupamento Bombeiro Militar de Marabá) e foi atendido pelo Sargento Barreto que fez a mudança da família, os levando para a praça na entrada na Marabá Pioneira. "Me senti abandonado, porque na hora do voto todo mundo vem me pedir, e na hora de me ajudar ninguém faz nada", desabafou Antônio.

O morador Francisco, que mora no Santa Rosa, não quis esperar e já está providenciando a construção de um barraco na orla para se mudar com a situação da cheia. "Na verdade, a primeira chuva que deu já alagou lá em casa, a segunda chuva veio mais forte então para me prevenir e prevenir a minha família, minha esposa está grávida quase no mês de ganhar neném, eu resolvi fazer meu barraco e tirar minhas coisas pra evitar o prejuízo amanhã", declarou.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Marabá

Leia mais notícias de Marabá. Clique aqui!

Últimas Notícias