Aumentou para 1.526 o número de famílias afetadas pela cheia do rio Tocantins e Itacaiúnas em Marabá, no sudeste do Pará. Deste total, 455 estão em abrigos disponibilizados pela prefeitura e o restante estão alojadas em casas alugadas ou de familiares e amigos.  

Doze abrigos oficiais foram construídos no município, em vários núcleos da cidade. “Nós estamos com nossa equipe trabalhando a todo vapor. Então estamos praticamente com 12 pontos de abrigo, totalizando quase 450 pessoas. E os outros órgãos também estão aqui nessa força tarefa da Prefeitura”, informou o coordenador da Defesa Civil do município, Marcos Andrade.

Bairro Santa Rosa, na Marabá Pioneira
📷 Bairro Santa Rosa, na Marabá Pioneira |Luan James/ RBA

LEIA TAMBÉM:

Vídeo: enchente já desabriga quase mil famílias em Marabá

+ Marabá decreta situação de emergência na manhã desta segunda

Apesar disso, algumas famílias afetadas pela enchente reclamaram que os abrigos não estavam prontos para recebê-los. “Está todo mundo aqui na chuva, no meio do tempo, não tem barraco, não tem nada. Só está tendo barraco para quem tem as suas coisas aqui na chuva. A gente já não tem nada e ainda joga aqui na chuva”, reclamou uma flagelada na Orla de Marabá, em vídeo enviado ao DOL Carajás.   

RIO SUBINDO

O nível das águas do rio Tocantins atingiu nesta terça-feira (21), a marca de 11,28 metros acima do nível normal. 

A Defesa Civil afirma que está com caminhões à disposição da população e recebe também o apoio do Corpo de Bombeiros e Exército Brasileiro. Para emergência, a Defesa Civil atende pelo telefone (94) 99173-7173.

VEJA VÍDEO DAS ÁREAS ALAGADAS:  

  
Rio Tocantins chegou a marca de 11,28 metros Foto: Luan James/ RBA

MAIS ACESSADAS