Na manhã desta segunda-feira (10), famílias afetadas pelas cheias dos rios Tocantins e Itacaiúnas em Marabá, no sudeste do estado, começaram a receber cestas de alimentos e kits humanitários enviados pelo Governo do Estado.
Mesmo com o rio baixando, a orientação da Defesa Civil é que as famílias continuem nos abrigos ou em casas de famílias, enquanto o Tocantins não estiver abaixo dos 9 metros. “Reforçamos a população para que não volte para suas residências enquanto não comunicarmos o nível certo para volta. Durante esse período vamos continuar entregando kits para quem está em abrigos”, orienta o coordenador da Defesa Civil de Marabá, Marcos Andrade.
O órgão, juntamente com a Seaspac (Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários) e o Exército Brasileiro começaram a distribuição dos donativos pelo abrigo da laje da Folha 33, na Nova Marabá, onde 200 famílias estão alojadas e foram contempladas. Todos os 14 abrigos mantidos pela Defesa Civil do município serão atendidos.
LEIA TAMBÉM:
+ Sine em Marabá oferta 59 vagas de emprego nesta segunda (10)
+ Projeto Educação de Trânsito por Todo o Pará chega a Marabá
O kit dormitório é composto de colchão de solteiro, rede, mosquiteiro cortinado, travesseiro e cobertor. Já o kit de higiene contém 4 sabonetes, 5 desodorantes, papel higiênico, toalha de rosto e de banho, escova de dente, creme dental e barbeador.
Uma das contempladas com a ação foi a dona de casa Leonice Neres, que apesar da casa não está mais alagada aguarda a orientação da Defesa Civil municipal para retornar para sua residência. “Agora é esperar o rio baixar pra gente voltar pra casa”, ponderou.
Quem também foi atendida com a distribuição dos kits foi Carmen Lúcia Gomes da Silva. “Vai me ajudar muito e a todos aqui do abrigo e só temos que agradecer os kit e o colchão está tudo de bom”, disse.
Nível
Na manhã desta segunda-feira, o rio Tocantins estava marcando 10,47 metros.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar