As obras de construção da terceira ponte sobre o rio Itacaiúnas, em Marabá, no sudeste do estado, devem começar em 30 dias. Bastante aguardada, a obra proporcionará maior fluidez ao trânsito da cidade.
O consórcio ‘Ponte Itacaiúnas’, formado pela A Gaspar e Arteleste, será o responsável pela construção da nova ponte, que interligará o Bairro Belo Horizonte, no núcleo Cidade Nova, a Nova Marabá, ao lado do 4º Batalhão de Polícia Militar, num investimento total previsto em cerca de R$ 110 milhões e com duração de 16 meses.
“A gente avançou mais uma etapa, o consórcio já foi criado. Com isso, a gente pode homologar e fazer o contrato com a empresa”, informou o secretário de Viações e Obras Públicas, Fábio Moreira.
Ele, juntamente com representantes do consórcio de empresas, realizaram na manhã desta quinta-feira (11) uma visita nos dois pontos onde serão as cabeceiras da ponte, tanto do lado da Cidade Nova, quanto do lado da Nova Marabá, para empresa se preparar e estar montando o plano para se mobilizar e começar as obras.
“Hoje, também colocamos maquinário do lado da Cidade Nova. Já começando a fazer a limpeza da área para a gente entregar a área limpa para a empresa poder trabalhar e do lado da Nova Marabá, já foi feita pela SDU a parte de desapropriação. A gente está vendo só uns trâmites jurídicos para o locatário desocupar a área para a gente poder fazer também pelo outro lado”, informou o secretário de obras.
Fábio Moreira explica ainda que do lado da Cidade Nova tem um volume muito maior de aterro. Por isso, as obras começarão por lá. A previsão é de que no máximo em 30 dias, a empresa esteja instalada e trabalhando.
LEIA TAMBÉM:
+ Nova etapa da construção de nova ponte começa com fundações
+ Sete empresas se habilitam para construir ponte em Marabá
PONTE ALTERNATIVA
A nova ponte será uma via alternativa (e não uma duplicação, como muitas pessoas ainda pensam). “Não é uma ponte duplicada. É uma ponte que liga outro ponto da cidade. O usuário vai poder escolher qual será a melhor ponte para ele utilizar”, informou o secretário de obras.
Obras de infraestrutura adjacentes também vêm junto com a ponte, principalmente no Núcleo Cidade Nova. “A gente vai ter que fazer uma série de ruas, de anéis para poder absorver esse fluxo de carro novo que vai receber lá no bairro, principalmente no Filadélfia. Isso vai melhorar o trânsito como um todo nos bairros adjacentes da Cidade Nova”, afirma Fábio Moreira.
OBRAS
A obra é viabilizada por meio de um convênio entre o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Transportes (Setran) e a Prefeitura de Marabá.
A ponte terá 524 metros de comprimento, com 12 metros de largura, sendo 1,85 metro de faixa de passeio. R$ 50 milhões já foi enviado pelo Governo do Estado à conta do município.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar