O Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP) irá promover na próxima quarta (21) e quinta-feira (22), em Marabá, na região de integração de Carajás, a campanha "Junho Vermelho", com objetivo de incentivar e mobilizar voluntários a doar sangue. A iniciativa visa abastecer os estoques da Fundação de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa).
Crisila Reis, enfermeira responsável pela agência transfusional do HRSP, destaca que durante a campanha serão realizadas ações educativas na unidade, para colaboradores e usuários, fornecendo orientações sobre a doação de sangue.
"Muitas pessoas possuem dúvidas sobre a doação de sangue. As ações de conscientização visam esclarecer essas questões, e incentivar que cada vez mais pessoas pratiquem esse gesto de solidariedade que salva vidas", explicou a profissional.
A médica Daiane Rodrigues Oliveira, diretora técnica do HRSP, explica que a iniciativa visa atender à demanda de sangue na região, essencial para a assistência aos pacientes. "Somos referência para mais de 1 milhão de pessoas em 22 municípios, o que resulta em uma grande necessidade de bolsas de sangue, devido aos procedimentos emergenciais, hospitalares e médicos, complexos realizados na instituição", enfatizou.
Campanha
O Hospital Regional de Marabá realiza regularmente campanhas de doação de sangue, que contam com o apoio do grupo de voluntários "Amigos de Sangue", composto por colaboradores do HRSP e outros profissionais, engajados na causa de mobilizar doadores para salvar vidas.
"Nosso compromisso com a saúde da população exige a colaboração de todos, e doar sangue é um ato nobre que salva vidas. Contamos com o apoio da sociedade para se juntarem a nós na missão de solidariedade e amor ao próximo. Vamos fortalecer juntos a corrente de esperança, doando sangue, doando vida", explicou o secretário de Saúde do Estado (Sespa), Rômulo Rodovalho.
Benjamin Ferreira, diretor executivo do hospital, ressaltou que doar sangue é um ato simples sem prejuízo à saúde. "Cada bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas. Não é necessário ter um tipo específico de sangue para doar, todas as tipagens são importantes para atendermos as demandas dos pacientes," afirmou.
LEIA TAMBÉM:
+ Ex-servidores do Hospital Regional receberão R$ 10 milhões
+ Cabeceiras da nova ponte passam por terraplanagem
Saiba o que é necessário para ser um doador de sangue:
• Idade: entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal);
•Peso: mínimo de 50kg;
•Estar bem alimentado e descansado;
•Bebidas: não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
•Exercícios: não ter praticado exercícios físicos intensos nas últimas 24 horas.
•Quem testou positivo para a Covid-19, pode doar após 10 dias da recuperação total, e quem teve contato com pessoas infectadas, e não apresentou sintomas, pode doar após 7 dias.
Serviço:
Interessados em participar da campanha podem ser direcionar ao Hemopa de Marabá, localizado na rodovia Transamazônica, quadra 12, s/n, no bairro Amapá, em Marabá. A coleta de sangue pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar