Uma das maiores festas do agronegócio paraense deu seu pontapé inicial na manhã deste sábado (1º). A cavalgada marca o começo da 35ª Exposição Agropecuária de Marabá, Expoama, no sudeste paraense. O evento é um dos maiores do setor do agronegócio paraense, que já tem o terceiro maior gado do Brasil e que contempla outras forças do setor como grãos. A Expoama acontece no Parque de Exposições José Francisco Diamantino, localizado na BR-155 e é organizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Marabá.
Este ano, o parque abrirá suas portas na quarta-feira (5) com o tema "A Força de Quem Produz". Clayton Queiroz, Bruno e Marrone, Rick e Rangel, Wagner Diniz estão entre as atrações confirmadas. Os sertanejos Bruno e Marrone se apresentam na quinta-feira (6) na abertura oficial do Rodeio.
O ponto de encontro das comitivas aconteceu na BR-230 (Transamazônica) em frente ao aeroporto de Marabá. Diversas delas compareceram representando as fazendas da região, vindo até mesmo de outras cidades como Curionópolis, Parauapebas, Itupiranga, Nova Ipixuna e Bom Jesus do Tocantins.
Veja também:
Obras da Usina da Paz avançam em Marabá, no sudeste paraense
Confira aqui os ganhadores da promoção "Ano Novo Premiado"
"Ficamos muito felizes em participar, trazer os filhos para estar vivenciando essa tradição", declarou a enfermeira Jaqueline de Melo. "É uma experiência boa, trazer as crianças, os mais velhos, todos participando", salientou.
O pecuarista Helio Junior é um dos que mantém a tradição de participar da cavalgada, sabendo da importância do agro para o Brasil e para o Pará. "Estamos muito animados, trazendo a próxima geração para estar acompanhando. Temos que acompanhar essa tradição e passar para essa meninada", disse.
CUIDADO COM OS ANIMAIS
Para conter os excessos contra os animais, fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Semma, acompanharam a concentração da cavalgada para evitar situações como a que aconteceu em cavalgada de Redenção no sul do Pará. Agentes da Polícia Rodoviária Federal também acompanharam para organizar o trânsito nas rodovias federais por onde a cavalga passou.
"Percebemos a presença de esporas e pedimos para que todas fossem retiradas ", disse Janine Lage, diretora da Semma em Marabá. "Observamos a questão dos animais de uma forma geral, a condição física dos cavalos, está proibido carroça no evento deste ano e a Semma está aqui também para orientar e fornecer a população a informação necessária para que o evento seja melhor ainda do que já foi ano passado", enfatizou.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar