As queimadas têm causado impactos visíveis nos últimos dias no sudeste do Pará. Uma nuvem de fumaça deixou cinza o céu em Marabá, na tarde desta terça-feira (18). O episódio causou transtorno a muitos moradores.
A fumaça foi consequência de um fogo em vegetação que se iniciou no início da tarde, em uma área de várzea de difícil acesso, próximo ao campo “Del Cobra”, no bairro Santa Rosa, no Núcleo Marabá Pioneira, e se propagou para próximo de residências.
Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar; da Brigada de Combate a Incêndios da Defesa Civil de Marabá e um helicóptero do Graesp (Grupamento Aéreo de Segurança Pública) ajudaram a combater o fogo. “A guarnição foi acionada por volta de 13h, sobre um princípio de incêndio em vegetação, que é comum nesse período e infelizmente algumas pessoas tentam limpar seus lotes e que começam de pequeno porte e se propaga oferecendo um grande risco, a população que mora ao redor”, disse o sargento Ferraz, do Corpo de Bombeiro.
Ele orienta que as pessoas evitem fazer esse tipo de queimada, exatamente porque às vezes foge do controle e há uma grande propagação devido o período está seco, vegetação extensa, sem falar do risco de doenças causadas pela própria fumaça.
“Esse período é o período mais inadequado de fazer limpeza em lotes. A orientação é fazer aceiros. A gente começou o combate tentando controlar as chamas para evitar essa propagação e atingir as pessoas em geral e suas moradias”, disse o bombeiro.
Um dos moradores bastante afetados com a fumaça foi Leandro Leite que por conta da situação vai ter que sair da casa dele para ir dormir na casa de familiares. “É difícil porque o vento joga a fumaça tudo pra dentro de casa e a vizinhança fica a mercê dessa situação. Tenho um filho de 5 anos e está complicado a situação aqui”, disse.
LEIA TAMBÉM:
+ Pacientes vivem drama no Hospital Municipal de Marabá
+ São Félix conta agora com posto fixo para emissão de RG
+ Nas próximas semanas inicia execução das primeiras estacas
SAÚDE
Entre os sintomas mais comuns causados pela fumaça das queimadas estão: ardência na garganta e narinas, dor ao respirar, dor de cabeça e tosse persistente. Mas, os efeitos podem ser ainda mais devastadores para pacientes que já contam com alguma comorbidade, como hipertensão, asma ou doença pulmonar obstrutiva crônica.
Serviço:
Para denunciar, ligue para:
Bombeiros – 193
Disque-Denúncia – 94 3312-3350
Defesa Civil – 99173-7173
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar