O Corpo de Bombeiros, Exército Brasileiro e a diretoria do Círio de Nazaré, em Marabá, no sudeste do estado, fizeram uma vistoria no rio Tocantins na manhã desta sexta-feira (6). Eles realizaram o mesmo itinerário da romaria, percorrendo trechos por onde passa a procissão fluvial.
O Círio Fluvial está previsto para ocorrer no próximo dia 14, véspera da romaria principal.
De acordo com o diretor de segurança e resgate da procissão, Valter Moraes, a diretoria está confiante de que o Círio Fluvial irá ocorrer. “A gente acredita que em vista de que nós estamos vendo aqui com certeza, vai ser aprovado. Em anos anteriores, o nível estava bem mais baixo e a gente acredita que após a vistoria, vão liberar para a gente já fazer o nosso tradicional Círio Fluvial”, ponderou.
O Círio Fluvial ocorre na tarde de sábado (14), com saída do Balneário da Mangueira, na Nova Marabá e chegada na Associação de Pescadores Z-30, na Marabá Pioneira. “A berlinda é colocada em uma embarcação, que vai até o encontro do rio Tocantins e Itacaiúnas e volta para a Z-30”, explicou Valter Moraes.
LEIA TAMBÉM:
+ Reunião define últimos detalhes para o Círio de Marabá 2023
+ Vídeo: Missa abre programação do 43º Círio de Marabá
Após chegar a rampa da Colônia de Pescadores, os romeiros seguem a pé por algumas ruas da Marabá Pioneira até a Catedral de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de onde saí à procissão do círio no domingo (15). Neste ano a estimativa é de que mais de 200 mil pessoas participem da grande romaria.
Na próxima segunda-feira (9), o Corpo de Bombeiros deve anunciar o resultado da vistoria, confirmando que ocorrerá a procissão do Círio Fluvial.
VEJA A REPORTAGEM DE ELIOENAY BRASIL DA RBATV:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar