A obesidade é uma doença crônica caracterizada por um acúmulo de gordura corporal, o que por sua vez aumenta o risco para outras doenças crônicas como, por exemplo, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, hipertensão arterial e alguns tipos de cânceres.
Na última segunda-feira (4), foi lembrado o Dia Mundial da Obesidade. A caracterização desta doença depende de um parâmetro muito importante: o Índice de Massa Corporal (IMC).
O IMC é um índice simples que considera o peso e a altura da pessoa, e é comumente utilizado para classificar sobrepeso e obesidade. Basicamente, o IMC é calculado a partir do peso em quilogramas, dividido pelo quadrado da altura em metros. Considera-se um IMC dentro dos parâmetros adequados aquele com valores entre 18,5 e 24,9.
LEIA TAMBÉM:
- Marabá: fundação da nova ponte está 100% concluída
- Marabá abre inscrições para contratação de temporários
- Marabá conquista prêmio em torneio nacional de robótica
“A partir do índice 30, você já entra em um grau de obesidade, sendo que até chegar lá você pode estar com sobrepeso também”, disse o nutricionista Kaique Silva, acrescentando que a obesidade é considerada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) uma doença crônica, que assola a população e junto da obesidade existem outras comorbidades que podem estar associadas a ela e podem levar o indivíduo a um estado de saúde muito debilitado.
O profissional explicou ainda que de forma geral, o sedentarismo e as más escolhas alimentares geram 80% dos casos de obesidade. “Vale ressaltar também que existe esse problema com a possibilidade do problema hormonal. Mas não é uma incidência muito grande não. A maioria das vezes é a falta de exercício físico e a má alimentação”, ponderou.
Kaique Silva orientou ainda que quando a pessoa perceber que está acima do peso, o melhor caminho é buscar um profissional para poder auxiliar tanto em nível de alimentação, quanto em nível de exercício físico que são importantes. “E, claro, também o médico é importantíssimo para você realizar alguns exames, saber como é que estão alguns parâmetros”.
Ele orienta ainda que as pessoas devem ter cuidado com os alimentos industrializados, como os açucarados, suco de pacote e achocolatados, que contêm muito açúcar. “Evite o máximo possível o consumo de gordura, qualquer tipo de gordura visível nas carnes retire e tente controlar o volume das refeições”.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar