O rio Itacaiúnas começou a desabrigar as primeiras famílias, nesta segunda-feira (1º), em Marabá, sudeste do estado.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Marcos Andrade, o rio Itacaiúnas chegou nesta segunda-feira a 11,76 metros. Com isso, oito famílias tiveram que deixar as suas residências.
“Essas famílias foram impactadas pela cheia dos rios. E a Defesa Civil vai continuar monitorando, olhando, visitando essas áreas inundadas para poder dar uma resposta para comunidade”, disse.
CONTEÚDO RELACIONADO:
- Defesa Civil de Marabá cadastra famílias ribeirinhas
- Vídeo: nível do rio Tocantins sobe e ultrapassa 9 metros
As equipes da Defesa Civil do município já mapearam 36 localidades com risco de inundação, em quatro núcleos da cidade, somando 6.860 famílias, num total de aproximadamente 23 mil pessoas.
RIO TOCANTINS
Já o nível do rio Tocantins estava na manhã desta segunda-feira (1º), marcando 8,94, ou seja, um aumento de quatro centímetros nas últimas 24 horas. Qualquer emergência a Defesa Civil disponibilizou o numero: (94) 99173-7173.
Em 2023, 993 famílias foram afetadas pelas cheias dos rios Tocantins e Itacaiúnas. Os moradores foram encaminhados para abrigos montados pela prefeitura, ou optaram por casas alugadas, residências de familiares e amigos. O Rio Tocantins chegou a 12 metros acima do nível normal e o Itacaiúnas atingiu 13,26 metros.
“Em 2022, durante o levantamento cadastral encontramos uma população de 4.396 famílias, em 2023 encontramos uma população de 6.003 famílias e agora 2024 encontramos uma população de 6.860 famílias. Portanto, nós estamos em constante evolução, visitando as pessoas que não encontramos em anos anteriores e para que? Para dar um atendimento de qualidade às pessoas”, destaca Marcos Andrade.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar